Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 20 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

135 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

123

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas e muitas vezes voluntariamente. Participam nos eco sábados para colaborarem nos trabalhos mais pesados da horta; nas feiras de outono e primavera com alguns produtos hortícolas, ou mesmo ajudando nas vendas; nas festas do Dia do Pai e Dia da Mãe participando com desafios. No Dia do Pai construíram hotéis de insetos e no Dia da Mãe, espantalhos para a horta e pomar; Comemorando dias festivos importantes para a Escola: Dia Internacional Eco- Escolas; Dia da Terra, Dia da Biodiversidade, entre outros. Colaborando com sementes ou plantas e comprando cabazes com hortícolas da nossa horta e ovos das galinhas. Oferecendo os animais no Dia do Animal e colaborando com comida para os alimentar. Enviando resíduos orgânicos para o compostor, entre outras atividades propostas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O maior impacto foram as obras de reabilitação que a escola sofreu com o aval do Ministério da Educação e que ficaram concluídas no ano passado. O Secretário de Estado da Educação esteve na escola em outubro para fazer a inauguração e elogiou muito o trabalho desenvolvido. Os alunos fazem aprendizagens diversificadas e de qualidade utilizando a horta como um laboratório vivo e mostram-se agradados com o que fazem. São crianças felizes que desenvolvem harmoniosamente com as atividades realizadas. A comunicação social divulga o nosso trabalho e a escola tem muita procura e uma lista de espera comprida. Todos aprendem o processo da cadeia alimentar e praticam uma alimentação saudável. Todos mostram atitudes ecológicas e são exemplo na comunidade. Somos uma escola de referencia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as salas têm quadro de tarefas e as crianças, trabalhos específicos. Cada sala é responsável pela manutenção da horta e pelo cuidado dos animais uma semana por mês. A primeira semana é responsável o 1º ano, a segunda, o segundo ano e assim sucessivamente. Este trabalho é efetuado na hora do intervalo.O JI é responsável todos os dias porque o seu trabalho é supervisionar o dos colegas dos outros anos. Cumprem as suas tarefas depois do 1º Ciclo terminar o recreio e levam as aparas da fruta do seu lanche para deitarem aos coelhos e pão para as galinhas.Há atividades na horta que são realizadas em simultâneo quando planificadas em conjunto para comemorar datas importantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é trabalhado ao longo do ano com composto realizado na escola. Temos vários compostores com diferentes fases de maturação. No início do ano o solo é trabalhado num eco sábado com a colaboração das famílias em que cavam o terreno e fertilizam o solo com composto produzido no ano anterior. Mas como a horta já tem muitos anos o solo já é mais fértil, no início do ano letivo é quando fazemos as colheitas para vender na feira de outono ou fazer compotas para o mesmo efeito e consumir nos lanches das crianças e reuniões de trabalho.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em camadas de verdes e castanhos: relva, folhas secas das muitas árvores do nosso recreio, cascas de fruta, aparas da poda, cascas de ovos, borras de café, ervas das nossas infusões, resíduos orgânicos dos coelhos, galinhas e patos, palha, cinza, serrim, restos vegetais das nossas saladas ou sopas, resíduos trazidos pelas crianças de casa. Temos baldinhos próprios e crianças responsáveis cuja tarefa semanal é levar o baldinho para casa e trazer com os resíduos para deitar na compostagem. Este ano o Município disponibilizou pequenos contentores para biorresíduos que distribuiu por toda a comunidade desde que fosse apresentada a conta da água, num projeto a que deu o nome: Vila Real mais sustentável e muitas das nossa crianças já têm um.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo de toda a cerca, na orla da horta, temos diferentes plantas aromáticas, algumas com flores para atrair os insetos auxiliares da agricultura e polinizadores: alecrim. sálvia, funcho, cidreira, hortelã, tomilho, alfazema, rosmaninho, hipericão do Geres, poejo, orégãos, lúcia-lima, cebolinho, aipo, rúcula, calêndulas, phlomis púrpurea e outra amarela, erva-do-caril, amores-perfeitos selvagens, lírios, goivos, ervilhas-de--cheiro, citrulina, manjericão, salsa, santolina, arruda, tanchagem,entre outras. Também temos plantas frutíferas: morangos silvestres, groselhas, framboesas, duas cerejeiras que produzem em meses diferentes, uma ameixoeira. Hortícolas: couves diversas, alho francês, beterraba, favas, ervilhas, chuchu, batatas, cenouras, rabanetes, tomateiros, feijoeiros, abóboras, brócolos, depende da época. Temos outro espaço só com aromáticas. O pomar com várias árvores de fruto, o olival e a pequena vinha. Ainda temos a estufa com diversas hortícolas e, na entrada um jardim florido.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Muitos kilos, porque ao longo do ano fazemos diferentes colheitas que vamos vendendo em feiras ou individualmente às famílias dos nossos meninos. Temos elaborado cabazes com diferentes produtos que agrada muito a quem os adquire. Quando os produtos estão prontos para colher e não os usamos na escola, divulgamos na minha página do Facebook e logo aparecem muitos interessados. Produtos hortícolas talvez sejam à volta de 40kg. Mas como também vendemos ovos e coelhos aí o peso é muito superior!

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são usados em atividades de culinária na escola e consumidos pelas crianças.Os outros, a maioria, são vendidos em feiras ou levados pelas crianças para os pais que os solicitam para que, com o dinheiro possamos adquirir rações para os nossos animais ou alfaias agrícolas que a escola precisa. Alguns amigos da escola, através da página do Facebook e das fotografias publicadas, solicitam os nossos produtos para consumir. Os que espigam ou já não estão em condições para consumir, deitam-se aos nossos animais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante o inverno são as crianças responsáveis de cada turma que regam na hora do recreio recolhendo a água da chuva nos depósitos com regadores. Na época mais quente, perto do verão são as Assistentes Operacionais que regam antes das 9h ou as crianças que ficam até às 19h e ajudam a regar nessa hora, antes de irem para casa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Conforme se verificarem ou aparecerem. A horta é trabalhada diariamente e por isso quando surge alguma praga é logo detetada pelas crianças que registam na coluna do Acho Mal do Diário de Turma. Na Coluna do Queremos Fazer registam que querem combate-las e vão investigar no computador ou com ajuda de livros que temos na nossa biblioteca, o que há a fazer. Logo de seguida vão combate-las sempre com meios naturais e que não prejudiquem a biodiversidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano tivemos lagartas nas couves e pulgões nas favas. As crianças andaram uma tarde a apanhar lagartas nas folhas das couves e depois colocamos cinza à volta e cascas de ovos nos rebentos para evitar que as borboletas pusessem lá os ovos. As favas foram pulverizadas com sabonária de sabão azul.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos, galinhas e patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola. Realizamos duas,uma no Outono e outra na Primavera.Estiveram envolvidas muitas pessoas. Além da comunidade educativa que são cerca de 150 pessoas,estiveram os familiares das crianças. pais, avós, tios e padrinhos. Amigos, familiares e colegas dos docentes e não docentes, Parceiros Eco-Escolas, entidades e comunidade em geral. Houve mais pessoas em novembro porque também festejamos o Dia Internacional Eco-Escolas e as pessoas já contam com a atividade e pedem dispensa no trabalho. A da Primavera foi realizada no Dia da Biodiversidade mas como tivemos desafios no Dia do Pai e Dia da Mãe em que ninguém faltou, neste dia já não estiveram tantos mas foi muito participada. As crianças ajudam em tudo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na Comunidade : Realizada no princípio de dezembro na Praça do Município em Vila Real, num sábado. Participaram cerca de mil ou mais pessoas porque é uma feira de todas as escolas do concelho que quiseram aderir e vem muita gente com os filhos, visitar e fazer compras. Os pais colaboram com alguns produtos e ajudam nas vendas. As crianças estão presentes e envolvem-se em atividades culturais que o Município organizou. O nosso expositor é muito requisitado por causa dos animais e as crianças vêm fazer festinhas aos coelhos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Eco-Sábados. Ao longo do ano fazemos vários eco-sábados em que os pais são convidados a participar em trabalhos na horta ou desafios para melhorar o espaço da horta e recreio. Regra geral é só de manhã mas começa às 9h e só termina perto das 13h. A meio há um intervalo para se fazer um lanchinho com compotas realizadas pelos meninos na escola e infusões das nossas ervas aromáticas. Além dos pais também participam os professores e alguns funcionários e as crianças acompanham sempre os pais. No último, realizado no Dia da Terra, 22 de abril, eram cerca de 47 pessoas.Todos se envolvem e participam nos trabalhos com muito entusiasmo. Todos beneficiamos e ficamos felizes!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta também é um espaço de lazer e este ano a Junta de Freguesia ajudou a colocar uma pérgola para cobrir com glicínias e fazer uma zona de sombra por cima de duas mesas recicladas de bobines de cabos elétricos, que pintamos a imitar cogumelos e servem para lanches, leitura, jogos ou apenas para conversas informais. Também serve de cenário para as dramatizações de histórias contadas.
Com o dinheiro angariado nas feiras, fazemos viagens de estudo do interesse de todos os alunos.
A nossa horta é visitada por diversas escolas e outras entidades locais, nacionais e estrangeiras. Hoje recebemos uma equipa de saúde no âmbito do Programa de Intercâmbio da Federação Europeia dos Hospitais (HOPE) que veio observar boas práticas de saúde e sustentabilidade.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/luisa.fernandes.9847/