Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio - Ciências experimentais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

14

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Habitualmente a Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
A escola tem o projeto que envolve as famílias na partilha de conhecimentos e experiências, nomeadamente os Pais que trabalham na área da agricultura e comércio local, com a partilha de espécies para cultura na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na Escola possibilita aos alunos um maior contacto e conhecimento inerente a várias temáticas integrantes do currículo da disciplina de Estudo do Meio (exemplos: germinação das plantas, agricultura biológica e sustentabilidade, origem dos alimentos, ciclos biológicos das espécies...).
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.
Foram criadas as brigadas da horta, onde as crianças autonomamente e de forma mais frequente colaboram nas tarefas inerentes à manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram criadas as brigadas da horta, onde as crianças autonomamente e diariamente colaboram nas tarefas inerentes à manutenção da horta.
É feito com supervisão do adulto, embora sejam as crianças a ter iniciativa para a manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras; a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.
Em dias de chuva o compostor é aberto para que haja a humidificação dos resíduos nele existentes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Uvas, Favas, morangos, salsa, nabos, alho francês, cenouras, curgetes, tomates, pepinos, cebolinho, alfaces, feijão verde, pimentos, couves de corte, beterraba, maracujás, tomilho, abóboras, lavanda, girassóis, physalis, árvores de fruto e diversos tipos de flores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2kg morangos
4kg beterraba
8 kg de alface
7 kg couve de corte
10 kg limão
5kg brócolos
2kg pimentos
5kg cenoura
2kg alho francês

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo interno da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos.
Foi construída uma calha coletora de água com garrafões, que foi colocada na casinha da horta e direcionada para um deposito de 1000l de água, onde depois com torneia e mangueira é feita a rega para os canteiros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários nas suas constantes deslocações à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Os alunos na disciplina Ciências Experimentais têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de placas identificativas dos produtos da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://ecopatio.blogspot.com/