Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 S. Bernardo (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Surgiu este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

<50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas do currículo do 1.ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudaram na recolha de sementes e plantações, bem como na construção de comedouros, casa de insetos e espanta pássaros. Um Encarregado de Educação forneceu ainda fertilizante natural e terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A venda dos produtos revertem a favor da causa do agrupamento "Vamos construir um castelo para o Nilton".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta encontra-se dividida em quatro talhões, correspondendo a cada ano de escolaridade. Cada ano é responsável pela sua manutenção. Assim, todos os alunos, por ano, participaram nas sementeiras e plantações. Diariamente existem pelo menos dois responsáveis por turma, que realizam a rega da horta, bem como verificam se existem plantações para apanha.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda da junta de freguesia, foi remexida e limpa a terra e retirada todas as pedras. De seguida, misturaram-se sacos de terra e fertilizante natural oferecidos por um encarregado de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com verdes e castanhos que vêm da horta ou dos restos de alimentos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Realizaram-se plantações variadas, tais como alfaces, tomates, feijões, morangos, beterraba, couves e algumas ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda para a causa do Nilton

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Diariamente existem pelo menos dois responsáveis por turma, que realizam a rega da horta, no período da manhã, preferencialmente antes das aulas começarem.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Visita à horta
Realizaram-se visitas à horta com regularidade, ao longo de todo o ano, com vista a estudar o desenvolvimento das plantas. Os alunos puderam observar e registar o desenvolvimento.
Pessoas envolvidas: comunidade escolar (alunos e professores)
Impacto: com estas aulas na horta, as aprendizagens tornaram-se mais significativas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Leitura de uma história na horta
Realizou-se esta atividade, com vista a aproveitar o espaço da horta para promover a leitura.
Pessoas envolvidas: uma turma de 1ano
Impacto: tornar a aprendizagem mais significativa e criar o gosto pela leitura.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: