Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

mais de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Produção Agrícola, Mecanização Agrícola e Clube Eco Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trimestralmente é partilhado o feedback.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Maior envolvimento entre os alunos e os funcionários;
-Trabalho colaborativo;
- Partilha de conhecimentos;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A instalação e manutenção da horta foi realizada principalmente nas aulas de Produção Agrícola e nas atividades do clube onde tivemos trabalho colaborativo por parte de funcionários.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na primeira fase de instalação da horta, dado que foi necessário ocupar outro espaço, utilizamos equipamento mecânico. Nas fases seguintes foram utilizadas enxadas, ancinhos e sachos para auxiliar todas as técnicas culturais necessárias.
A fertilização não foi precisa, dado procedeu- se a nova instalação da hora com o maior espaço e as melhores condições de produção num novo terreno, que estava em repouso.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Nas proximidades da horta existe um compostor, onde são depositados os resíduos que são, normalmente, classificados em "verdes” e” castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes. Neste sentido são colocadas todos as matérias da horta com maior diversidade de resíduos possível, numa proporção igual de verdes e castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

tomate: feijão e calêndula
alface: cebola
coentros: rabanetes
cenoura e aromáticas em fronteira

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola e Casa das Vendas na EPACSB.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com utilização da mangueira (sempre no final de dia) e está a ser instalado um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Utilização das consociações, técnicas culturais e observação direta, permitiu o maior controlo de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

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13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Animais em cativeiro e aves de setor pecuário.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos na aula de Produção Agrícola realizaram diversas operações culturais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

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Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

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Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A existência da horta proporcionou maior envolvimento e interação na comunidade escolar da EPACSB.

15.1. Link para a página da horta: