Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola possui horta desde o início do projeto. No entanto, e uma vez que a escola sofreu obras de requalificação, este ano letivo foi criado um novo espaço para a horta com maior dimensão.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

PRA, Cidadania e Desenvolvimento, Clube das Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a contribuição das sementes, plantas hortícolas e outros materiais para a horta.
Com a recolha dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade tem acesso aos produtos da horta que lhes são oferecidos de acordo com as necessidades.
Os alunos valorizam a horta, uma vez que pertencem a um meio rural e podem divulgar os seus conhecimentos e práticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em grupos previamente estabelecidos e com tarefas orientadas e distribuídas acompanhados dos professores que lecionam as disciplinas de PRA e Cidadania e Desenvolvimento e também com a colaboração do Clube das Ciências.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi lavrado com recurso a métodos tradicionais. A fertilização foi feita com estrume orgânico. A limpeza do terreno é feita manualmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, espinafres,batata, cebola, alho-francês, beterraba, abóboras, tomate, pimento, alface, morangos, couve galega e couve-repolho.
Foi criado o "Cantinho das Ervas Aromáticas": salsa, coentros, cebolinho e tomilho.

Na horta existem também macieiras.

Para embelezar a horta foram ainda semeados girassóis, cujas sementes servem para alimentar as aves que visitam o recinto escolar.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As quantidades podem variar de acordo com as condições naturais. A maior produção será de batatas, feijão verde, couve e abóboras.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos serão doados às famílias mais carenciadas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é retirada por motor de uma mina. Os alunos formaram equipas que rotativamente ficam responsáveis pela rega no início da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que se realizam trabalhos na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade realizou-se três vezes, nas aulas de PRA, Cidadania e Desenvolvimento e EV. Foram trabalhados vários conteúdos das disciplinas, nomeadamente o tipo de solo, técnicas agrícolas, tipo de irrigação, os fatores que influenciam o desenvolvimento dos seres vivos e a sustentabilidade.
Os alunos mostraram-se sempre muito entusiasmados e participativos nestas aulas uma vez que pertencem ao meio rural e assim podem aplicar e demonstrar os conhecimentos práticos que já possuem relativamente a estes temas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A atividade realizou-se duas vezes, nas aulas de PRA , Cidadania e Desenvolvimento e Apoio às Ciências. Foram trabalhados vários conteúdos das disciplinas.
Os alunos mostraram-se sempre muito entusiasmados e participativos nestas aulas uma vez que pertencem ao meio rural e assim podem aplicar e demonstrar os conhecimentos práticos que já possuem relativamente a estes temas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A atividade realizou-se duas vezes no Clube de Ciências Naturais e teve como objetivo os trabalhos de manutenção da horta (retirar ervas daninhas) e verificação de possíveis pragas (escaravelho da batata e afídeos do feijão).
Os alunos mostraram-se sempre muito entusiasmados e participativos nestas aulas uma vez que pertencem ao meio rural e assim podem aplicar e demonstrar os conhecimentos práticos que já possuem relativamente a estes temas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste ano letivo, a horta foi plantada num outro espaço devido às obras de requalificação da escola. É um espaço como solo arenoso e pouco fértil. Não estava preparado para a prática agrícola e por isso as culturas têm um desenvolvimento mais lento.
No próximo ano letivo, esperamos introduzir mais matéria orgânica e fazer plantações de inverno.

15.1. Link para a página da horta: