Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O projeto da estufa iniciou-se no ano letivo 2011-2012 e foi interrompido no ano letivo de 2018-2019. No ano letivo 2021-2022, apresentamos a candidatura ao projeto “A nossa horta bio”, para reconstrução da estufa e colocação da rega gota a gota.

2. Área aproximada da horta (m²):

41,25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania e desenvolvimento e Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na compostagem é envolvida a cozinha/refeitório com os restos de vegetais da preparação das refeições e os alunos de uma turma de 6º ano que, juntamente com as suas famílias contribuem com restos orgânicos recolhidos mensalmente nas suas casas. Também são esses mesmos alunos a realizarem a manutenção do composto.
Serão efetuadas vendas dos produtos à comunidade escolar e comunidade envolvente – foram realizadas duas feiras, “Mercado de Natal” e “Festa da Primavera”, abertas à comunidade onde são vendidos produtos sazonais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos referem que consomem cada vez mais produtos biológicos.
Os alunos apresentam maiores conhecimento dos princípios da agricultura biológica e da realização de práticas agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Preparação do solo: professores, funcionário da escola/junta de freguesia e alunos acompanhados pela Educação Especial
Plantação/ sementeira: alunos do 2º e 3º ciclos e os professores de Educação Especial
Manutenção: alunos do 2º e 3º ciclos e professora de Ciências Naturais e professores de Educação Especial
A aplicação do composto é efetuada periodicamente pelos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do espaço: retirada de infestantes e de resíduos;
Fertilização: adição de novo solo fértil e de fertilizante de cavalo; revolver a terra/solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A nossa Escola foi selecionada para desenvolver o Projeto “Devolver à Terra” e recebeu material para a construção de um compostor em madeira e utensílios para a sua manutenção. Depois da reconstrução do compostor no ano letivo 2021-2022, e iniciado o processo de compostagem, durante este ano letivo, deu-se continuidade ao projeto que será sujeito a avaliação no final do ano letivo. Continua a ser envolvida a cozinha/refeitório com os restos de vegetais da preparação das refeições e alunos de uma turma de 6º ano que, juntamente com as suas famílias contribuem com restos orgânicos recolhidos periodicamente nas suas casas. Também são esses mesmos alunos a realizarem a manutenção do composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface frisada; couve-coração; tomateiros; salsa e coentros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

25 kg de produtos produzidos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda dos produtos produzidos à comunidade escolar e comunidade envolvente nas duas feiras realizadas - “Mercado de Natal” e “Festa da Primavera”, abertas à comunidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É mista, com instalação de rega gota a gota numa parcela da estufa e manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Remoção de plantas infestantes sempre que se verifique a sua existência.
As espécies a plantar/ semear já foram selecionadas de acordo com consociações favoráveis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola:
Venda dos produtos à comunidade escolar e comunidade envolvente – foram realizadas duas feiras, “Mercado de Natal” e “Festa da Primavera”, abertas à comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Compostagem:
Em paralelo com as várias atividades realizadas na horta, os alunos de uma turma de 6º ano contribuem com restos orgânicos recolhidos nas suas casas e são responsáveis pelo processo de compostagem e manutenção do composto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Plantação de bolotas:
Os alunos do 2º ciclo, nas aulas de Ciências Naturais procederam à sementeira de bolotas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=596463572482840&set=a.508053017990563