Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Pela primeira vez, este ano letivo. Conseguimos encontrar um espaço para a horta no exterior do recinto escolar e apoio para a sua requalificação. Assim, este é o primeiro ano em que temos verdadeiramente uma horta escolar.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências Naturais, Português, Matemática, Físico-Química e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

500

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias apoiaram o projeto e envolveram-se ainda antes de obtermos o espaço para a horta! Fizeram-no de diversas formas:
- Ofereceram materiais para a construção do compostor, placas de madeira para a identificação dos canteiros, materiais para o hotel de insetos, placas de cimento para fazer caminhos e subdividir os canteiros, sementes e plântulas.
- Ofereceram um depósito para armazenamento de águas pluviais.
- Visitam e acompanham regularmente a horta. Alguns familiares (pais e avós), que são levados pelos seus educandos ao final do dia, proporcionam pequenos momentos de interação e de partilha de saberes às novas gerações (conhecer as plantas e os animais da horta, os ciclos de vida das plantas, as estações do ano, ...).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- No primeiro dia em que fizeram as primeiras sementeiras, algumas crianças do pré-escolar arrastaram os avós (que os foram buscar à escola) até à sua horta. Estavam radiantes e orgulhosos do seu trabalho. Alguns pais/avós disponibilizaram-se logo para oferecer plantas ou sementes. A presença de crianças, acompanhadas dos seus familiares, ao final da tarde a visitar a horta tornou-se habitual.
- Quando se iniciaram as sementeiras e plantações, novos alunos pediam aos professores dinamizadores para ajudar o grupo Eco-Escolas na horta. O grupo é visitado e ajudado, semanalmente, por muitos mais.
- Para vários alunos, a horta proporcionou-lhes a primeira experiência de um contacto genuíno com a natureza (algumas crianças nunca tinham mexido e sujado as mãos no solo). De dia para dia, foi crescendo o sentido de cuidar, de fazer crescer, de esperar pelo sol e pela chuva, de saborear o prazer da colheita e da partilha... enfim, de sentir o ritmo da natureza e aprender com ela.
- Quando algum dos professores decide fazer uma aula na horta, os alunos expressam imensa alegria e entusiasmo.
- Os alunos revelam-se mais recetivos ao consumo de sopa e saladas, sabendo que são o resultado das suas colheitas.
- A maioria dos alunos, residentes na cidade de Leiria e com estilo de vida urbano, apresentam uma ténua ligação ao meio natural. A biohorta tem proporcionado esses encontros com a natureza, a exploração da biodiversidade, a descobertas das interações entre seres vivos e entre estes e os fatores físico-químicos (água, luz, temperatura...) essenciais à vida. Os alunos vão estando cada vez mais mais sensibilizados para o trabalho, para o ambiente e a alimentação saudável. A consciência ecológica germina e cresce...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- O espaço de cultivo está dividido em parcelas. A cada ano (duas turmas por ano, da pré e do primeiro ciclo) foi atribuída uma parcela para cultivar. Ao grupo Eco-Escolas, representado por alunos do 2º e 3ºCiclo, também foi atribuída uma parcela.
- O grupo de alunos da Eco-Escolas realizou sementeiras (sementes oferecidas por familiares e professores). As plântulas obtidas fora distribuídas por todos os anos letivos.
- Está determinada uma escala diária em que cada ano letivo rega todos os canteiros e faz alguma manutenção (remoção de ervas daninhas, caracóis, controlo de pragas). Caso surja algum imprevisto, a rega será assegurada pelo grupo Eco-Escolas. No final do dia de cada 6ª-feira, a tarefa é assegurada pelas professoras da Eco-Escolas.
- Cada um dos anos letivos é responsável pela colheita do seu canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo:
- Neste primeiro ano em que começámos do zero, sobre a camada espessa de entulho que cobria todo o terreno (com profundidade aproximada de 1 m2), foi colocado solo bastante fértil de pinhal, pelo que não estamos a adicionar qualquer outro fertilizante. Pontualmente, foram adicionadas pequenas quantidades de borra de café (sala dos professores).
- As crianças e os professores, participam regularmente na remoção de ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Os alunos construíram um compostor com paletes oferecidas por um dos encarregados de educação. Têm sido colocados os resíduos orgânicos (restos de vegetais, frutas e cascas de ovos) da cantina e café das cápsulas da sala dos professores.
- Algum professores colaboram com a entrega de alguns resíduos castanhos (caruma, folhas e relva seca).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações:
- Tomateiros, couves, beterraba.
- Tomateiros, curgete, couve.
- Cenoura, alho-francês, alface.
- Espinafre, feijão, salsa.
Outras culturas: girassol, milho, aipo, rúcula, ervilheira, piripiri, cebolas, agrião de jardim.
Cuidámos das beldroegas, das malvas e das papoilas que se desenvolveram espontaneamente.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Quantidades recolhidas:
6 kg de alfaces.
3 kg de rúcula.
2 kg de agrião de jardim.
6 kg de espinafres.
3 kg de beterrabas.
9 kg curgetes.
Tomate (não está pronto para ser colhido, há muitos mas ainda verdes)
1 kg de cebolas.
6 kg de couve coração de boi.
3 kg de couve portuguesa.
6 Alho-francês
1 kg de aipo.
0,5 kg de salsa.
40 girassóis.


9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Refeitório
Ecomercadinho
Centro de Acolhimento de Leiria

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No local não temos qualquer ponto de captação de água para nos auxiliar na rega.
Uma das encarregadas de educação ofereceu um depósito de 500 L. Assim, recolhemos alguma água da chuva, mas infelizmente foi pouca devido à falta de precipitação.
Quando o depósito precisa de ser reabastecido, a diretora pedagógica leva na sua carrinha um depósito com água captada do seu furo e efetua a transferência. Outras vezes, solicitamos ajuda aos bombeiros municipais para nos reabastecerem o depósito. Por fim, uma das professoras, que vive junto ao rio, leva garrafões com a respetiva água, embora esta situação apenas tivesse acontecido, pontualmente.
A rega é feita, preferencialmente, à primeira hora do dia de aulas (8h15m) ou ao final da tarde.
Com tantos voluntários para colaborar, água nunca faltou!

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é realizada semanalmente, por cada um dos anos letivos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O numero reduzido de caracóis que foi aparecendo na horta foi controlado pelos alunos através da simples remoção manual.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Festival de saladas:
No final do ano letivo é realizado um festival de saladas, com o máximo de produtos possíveis da horta.
Os alunos, 2º e 3º ciclos (cerca de 270 alunos), trazem de casa um kit refeição (prato, talher, copo e guardanapo), para que o desperdício da refeição seja quase zero.
O almoço é servido no espaço exterior da escola, para professores e alunos, com música e decoração de um arraial.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas do 2ºAno:
Matemática- medidas de comprimento, perímetro e área dos canteiros.
Estudo do meio- plantas cultivadas e espontâneas, animais selvagens e domésticos.
Educação Visual- Recriação de animais da horta (os alunos recolheram caracóis, joaninhas, formigas e lesmas). Após a realização dos trabalhos devolveram os animais ao seu ambiente natural.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: