Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Ofereceram materiais para a construção do compostor, placas de madeira para a identificação dos canteiros, materiais para o hotel de insetos, placas de cimento para fazer caminhos e subdividir os canteiros, sementes e plântulas.
- Ofereceram um depósito para armazenamento de águas pluviais.
- Visitam e acompanham regularmente a horta. Alguns familiares (pais e avós), que são levados pelos seus educandos ao final do dia, proporcionam pequenos momentos de interação e de partilha de saberes às novas gerações (conhecer as plantas e os animais da horta, os ciclos de vida das plantas, as estações do ano, ...).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Quando se iniciaram as sementeiras e plantações, novos alunos pediam aos professores dinamizadores para ajudar o grupo Eco-Escolas na horta. O grupo é visitado e ajudado, semanalmente, por muitos mais.
- Para vários alunos, a horta proporcionou-lhes a primeira experiência de um contacto genuíno com a natureza (algumas crianças nunca tinham mexido e sujado as mãos no solo). De dia para dia, foi crescendo o sentido de cuidar, de fazer crescer, de esperar pelo sol e pela chuva, de saborear o prazer da colheita e da partilha... enfim, de sentir o ritmo da natureza e aprender com ela.
- Quando algum dos professores decide fazer uma aula na horta, os alunos expressam imensa alegria e entusiasmo.
- Os alunos revelam-se mais recetivos ao consumo de sopa e saladas, sabendo que são o resultado das suas colheitas.
- A maioria dos alunos, residentes na cidade de Leiria e com estilo de vida urbano, apresentam uma ténua ligação ao meio natural. A biohorta tem proporcionado esses encontros com a natureza, a exploração da biodiversidade, a descobertas das interações entre seres vivos e entre estes e os fatores físico-químicos (água, luz, temperatura...) essenciais à vida. Os alunos vão estando cada vez mais mais sensibilizados para o trabalho, para o ambiente e a alimentação saudável. A consciência ecológica germina e cresce...
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- O grupo de alunos da Eco-Escolas realizou sementeiras (sementes oferecidas por familiares e professores). As plântulas obtidas fora distribuídas por todos os anos letivos.
- Está determinada uma escala diária em que cada ano letivo rega todos os canteiros e faz alguma manutenção (remoção de ervas daninhas, caracóis, controlo de pragas). Caso surja algum imprevisto, a rega será assegurada pelo grupo Eco-Escolas. No final do dia de cada 6ª-feira, a tarefa é assegurada pelas professoras da Eco-Escolas.
- Cada um dos anos letivos é responsável pela colheita do seu canteiro.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Neste primeiro ano em que começámos do zero, sobre a camada espessa de entulho que cobria todo o terreno (com profundidade aproximada de 1 m2), foi colocado solo bastante fértil de pinhal, pelo que não estamos a adicionar qualquer outro fertilizante. Pontualmente, foram adicionadas pequenas quantidades de borra de café (sala dos professores).
- As crianças e os professores, participam regularmente na remoção de ervas daninhas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- Algum professores colaboram com a entrega de alguns resíduos castanhos (caruma, folhas e relva seca).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Tomateiros, couves, beterraba.
- Tomateiros, curgete, couve.
- Cenoura, alho-francês, alface.
- Espinafre, feijão, salsa.
Outras culturas: girassol, milho, aipo, rúcula, ervilheira, piripiri, cebolas, agrião de jardim.
Cuidámos das beldroegas, das malvas e das papoilas que se desenvolveram espontaneamente.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
6 kg de alfaces.
3 kg de rúcula.
2 kg de agrião de jardim.
6 kg de espinafres.
3 kg de beterrabas.
9 kg curgetes.
Tomate (não está pronto para ser colhido, há muitos mas ainda verdes)
1 kg de cebolas.
6 kg de couve coração de boi.
3 kg de couve portuguesa.
6 Alho-francês
1 kg de aipo.
0,5 kg de salsa.
40 girassóis.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Ecomercadinho
Centro de Acolhimento de Leiria
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Uma das encarregadas de educação ofereceu um depósito de 500 L. Assim, recolhemos alguma água da chuva, mas infelizmente foi pouca devido à falta de precipitação.
Quando o depósito precisa de ser reabastecido, a diretora pedagógica leva na sua carrinha um depósito com água captada do seu furo e efetua a transferência. Outras vezes, solicitamos ajuda aos bombeiros municipais para nos reabastecerem o depósito. Por fim, uma das professoras, que vive junto ao rio, leva garrafões com a respetiva água, embora esta situação apenas tivesse acontecido, pontualmente.
A rega é feita, preferencialmente, à primeira hora do dia de aulas (8h15m) ou ao final da tarde.
Com tantos voluntários para colaborar, água nunca faltou!
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No final do ano letivo é realizado um festival de saladas, com o máximo de produtos possíveis da horta.
Os alunos, 2º e 3º ciclos (cerca de 270 alunos), trazem de casa um kit refeição (prato, talher, copo e guardanapo), para que o desperdício da refeição seja quase zero.
O almoço é servido no espaço exterior da escola, para professores e alunos, com música e decoração de um arraial.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Matemática- medidas de comprimento, perímetro e área dos canteiros.
Estudo do meio- plantas cultivadas e espontâneas, animais selvagens e domésticos.
Educação Visual- Recriação de animais da horta (os alunos recolheram caracóis, joaninhas, formigas e lesmas). Após a realização dos trabalhos devolveram os animais ao seu ambiente natural.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: