Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Pela primeira vez, este ano letivo. Conseguimos encontrar um espaço para a horta no exterior do recinto escolar e apoio para a sua requalificação. Assim, este é o primeiro ano em que temos, verdadeiramente, uma horta escolar.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências Naturais, Português, Matemática, Físico-Química e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

500

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias apoiaram o projeto e envolveram-se ainda antes de obtermos o espaço para a horta!
O apoio chegou de diversas formas:
- Ofereceram materiais para a construção do compostor, placas de madeira para a identificação dos canteiros, materiais para o hotel de insetos, placas de cimento para fazer caminhos e subdividir os canteiros, sementes e plântulas.
- Ofereceram um depósito para armazenamento de águas pluviais.
- Visitam e acompanham regularmente a horta. Alguns familiares (pais e avós), que são levados pelos seus educandos ao final do dia, proporcionam pequenos momentos de interação e de partilha de saberes às novas gerações (conhecer as plantas e os animais da horta, os ciclos de vida das plantas, as estações do ano, ...).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- No primeiro dia em que fizeram as primeiras sementeiras, algumas crianças do pré-escolar arrastaram os avós (que os foram buscar à escola) até à sua horta. Estavam radiantes e orgulhosos do seu trabalho. Alguns pais/avós disponibilizaram-se logo para oferecer plantas ou sementes. Tornou-se habitual, a horta ser visitada, ao final da tarde, pelas crianças acompanhadas dos seus familiares.
- Quando se iniciaram as sementeiras e plantações, os alunos pediam aos professores dinamizadores para ajudar o grupo Eco-Escolas na horta. O grupo passou a ser visitado e ajudado, semanalmente, por novos voluntários.
- Para vários alunos, a horta proporcionou-lhes a primeira experiência de um contacto genuíno com a natureza (algumas crianças nunca tinham mexido e sujado as mãos no solo). De dia para dia, foi crescendo o sentido de cuidar, de fazer crescer, de esperar pelo sol e pela chuva, de saborear o prazer da colheita e da partilha... enfim, de sentir o ritmo da natureza e aprender com ela.
- Quando algum dos professores decide fazer uma aula na horta, os alunos expressam imensa alegria e entusiasmo.
- Os alunos revelam-se mais recetivos ao consumo de sopa e saladas, sabendo que são o resultado das suas colheitas.
- A maioria dos alunos, residentes na cidade de Leiria, em que o estilo de vida urbano se impõe, apresentam uma ténua ligação ao meio natural. A biohorta tem proporcionado esses encontros com a natureza, a exploração da biodiversidade, a descobertas das interações entre seres vivos e entre estes e os fatores físico-químicos (água, luz, temperatura...) essenciais à vida. Os alunos vão estando cada vez mais mais sensibilizados para o trabalho, para o ambiente e para a alimentação saudável. A consciência ecológica também germina e cresce...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- O espaço de cultivo está dividido em parcelas. A cada ano (duas turmas por ano, da pré e do primeiro ciclo) foi atribuída uma parcela para cultivar. Ao grupo Eco-Escolas, representado por alunos do 2º e 3ºCiclo, também foi atribuída uma parcela.
- O grupo de alunos da Eco-Escolas realizou sementeiras (sementes oferecidas por familiares e professores). As plântulas obtidas fora distribuídas por todos os anos letivos.
- Está determinada uma escala diária em que cada ano letivo rega todos os canteiros e faz alguma manutenção (remoção de ervas daninhas, caracóis, controlo de pragas). Caso surja algum imprevisto, a rega será assegurada pelo grupo Eco-Escolas. No final do dia de cada 6ª-feira, a tarefa é assegurada pelas professoras da Eco-Escolas.
- Cada um dos anos letivos é responsável pela colheita do seu canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo:
- Neste primeiro ano em que começámos do zero, deparámo-nos com um terreno bastante inclinado e coberto por uma camada espessa de entulho (com profundidade aproximada de 1 m2).
- Sobre o entulho foi colocado solo bastante fértil de pinhal, pelo que não estamos a adicionar qualquer outro fertilizante.
- Algumas das ervas daninhas removidas são deixadas sobre o solo também para evitar a evaporação da humidade.
- Pontualmente, foi adicionada infusão de casca de cebola.
- As crianças e os professores, participam regularmente na remoção de ervas daninhas, caracóis e lesmas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Os alunos construíram um compostor com paletes oferecidas por um dos encarregados de educação. Têm sido colocados os resíduos orgânicos (restos de vegetais, frutas e cascas de ovos) da cantina e café das cápsulas da sala dos professores.
- Algum professores também colaboram com a entrega de alguns resíduos castanhos (caruma, folhas e relva seca), o que suprime as dificuldades em obter este tipo de resíduos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações:
- Tomateiros, couves, beterraba.
- Tomateiros, curgete, couve.
- Cenoura, alho-francês, alface.
- Espinafre, feijão, salsa.
Outras culturas: girassol, milho, aipo, rúcula, ervilheira, piripiri, cebolas, agrião de jardim.
Cuidámos das beldroegas, das malvas e das papoilas que se desenvolveram espontaneamente.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Quantidades recolhidas:
6 kg de alfaces
3 kg de rúcula
2 kg de agrião de jardim
8 kg de espinafres
3 kg de beterrabas
10 kg curgetes
Tomate (não está pronto para ser colhido, há muitos mas ainda verdes)
1 kg de cebolas
7 kg de couve coração de boi
3 kg de couve portuguesa
2 kg de bróculos
1 kg Alho-francês
1 kg de aipo
0,5 kg de salsa
40 girassóis (aguardamos pelas sementes)


9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Refeitório
Centro de Acolhimento de Leiria

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No local não temos qualquer ponto de captação de água para nos auxiliar na rega.
Uma das encarregadas de educação ofereceu um depósito de 500 L. Assim, recolhemos alguma água da chuva mas, infelizmente, foi pouca devido à falta de precipitação.
Quando o depósito precisa de ser reabastecido, a diretora pedagógica leva na sua carrinha um depósito com água captada do seu furo e efetua a transferência. Outras vezes, solicitamos ajuda aos bombeiros municipais para nos reabastecerem o depósito. Por fim, uma das professoras, que vive junto ao rio, leva garrafões com a respetiva água. Esta última opção foi a menos frequente.
A rega é feita, preferencialmente, à primeira hora do dia de aulas (8h15m) ou ao final da tarde.
Com tantos voluntários para colaborar, água nunca faltou!

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é realizada semanalmente, por cada um dos anos letivos.
- Pontualmente, foi adicionada infusão de casca de cebola, como desinfetante na prevenção de pragas.
- Ao redor de alguns espinafres foi colocada casca de ovo (seca e partida) para repelir lesmas e caracóis.
- As crianças e os professores, participam regularmente na remoção mecânica de ervas daninhas, caracóis e lesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis e lesmas que foram aparecendo na horta foram controlados pelos alunos através da simples remoção manual.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Festival de Saladas:
Os alunos, 2º e 3º ciclos (cerca de 270 alunos), trazem de casa um kit refeição (prato, talher, copo e guardanapo), para que o desperdício da refeição seja quase zero.
Este ano letivo o Festival de Saladas irá usufruir dos produtos da horta (espinafres, beterraba, curgete, salsa...).
O almoço é servido no espaço exterior da escola, para professores e alunos, com música e decoração de um arraial.
Para além da promoção da alimentação saudável e da descoberta de novos paladares, esperamos que esta refeição-convívio, entre alunos e professores, seja uma atividade escolar que marque a vida dos alunos de boas memórias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas do 2ºAno:
Matemática- medidas de comprimento, perímetro e área dos canteiros.
Estudo do meio- plantas cultivadas e espontâneas, animais selvagens e domésticos.
Educação Visual- Recriação de animais da horta (os alunos recolheram caracóis, joaninhas, formigas e lesmas). Após a realização dos trabalhos devolveram os animais ao seu ambiente natural.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Partilha com o Centro de Acolhimento:
Os delegados de turma, do 1º ao 4ºAno (8 alunos) e os alunos da Eco-Escolas do 2º Ciclo (4 alunos) foram, logo de manhã, colher alguns produtos na horta.
Durante a aula de Ciências Naturais e Físico-Química, alguns alunos do 8ºAno prepararam cestas cheias de horta para oferecer ao Centro de Acolhimento de Leiria.
Durante a hora do almoço alguns alunos do 8ºAno (grupo Eco-Escolas) e do Clube de Jornalismo foram entregar os cestos à respetiva instituição.
Tratou-se de uma atividade de integração na comunidade, o valor da partilha

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na DAC da escola "48 horas sem mochila", as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Físico-Química, trabalharam com os alunos (2º e 3º Ciclos), organizados em equipas verticais, toda a preparação prévia da horta.
Nestas 48 horas, uma vez que os canteiros ainda não estavam prontos, foram realizadas sementeiras em vasos e no terreno junto aos canteiros.
Para além desta atividade, os alunos construíram um compostor, um espantalho, comedouros e um hotel de insetos.

15.1. Link para a página da horta: