Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Físico Química.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 15 alunos.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam ao longo do ano, principalmente com o fornecimento de alguns materiais e na cedência de sementes e plântulas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano na comemoração do dia mundial da Alimentação foi dinamizada uma feira de legumes no bar da escola. Foram colhidos diversos legumes e ervas aromáticas que ficaram à disposição da comunidade escolar. Cumpriu-se assim o objetivo de motivar para o consumo de produtos naturais, proporcionando hábitos de alimentação saudável e sustentável, tendo em conta a dieta mediterrânica e seus benefícios para a saúde.
A horta também esteve associada à iniciativa, promovida no agrupamento, do Projeto de Educação para a Saúde - “Fevereiro - mês dos Afetos”, em que alguns alunos da escola realizaram um trabalho através da reciclagem de cápsulas de café, tendo sido aproveitados os restos de café para fertilização do solo da horta.
A horta biológica tem contribuído para melhorar a relação entre a comunidade e a escola, tendo sido inúmeras vezes divulgadas em redes sociais as atividades e iniciativas que aconteceram com a participação dos alunos, fomentando o intercâmbio cultural e os valores de sustentabilidade.
As atividades na horta facilitam o desenvolvimento integral dos alunos e ajudam a melhorar a sua auto-estima e satisfação pessoal.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O Clube da Terra tem cerca de 20 alunos inscritos, de diferentes anos de escolaridade.
Este grupo participa na manutenção da horta essencialmente 1 vez por semana (2 tempos letivos), em que os métodos usados estão de acordo com os princípios da Agricultura Biológica. Também outras turmas da escola, ocasionalmente participam na manutenção da horta em algumas atividades em contexto de aula na disciplina de Ciências Naturais.
São realizadas frequentemente sementeiras com sementes biológicas e posteriormente são plantados os respetivos legumes na horta. Periodicamente alguns alunos dedicam-se à tarefa de controlar o desenvolvimento de algumas ervas daninhas ou folhas secas, outros procedem ao arejamento do solo e posterior plantação, outros realizam tarefas de colheita de aromáticas ou legumes da época que entretanto estão prontos para consumo. Todas as semanas estes alunos também procedem à rega da horta, quando não chove.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta é um pouco argiloso e facilmente fica seco e compacto, sendo necessário a sua mobilização, com recurso à cava com enxadas e ancinhos para o nivelamento e arejamento. Foram também adicionados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados ao solo como fontes de azoto e de outros nutrientes.
Em fases seguintes foram incorporadas cinzas de madeira, restos de café resultantes da reciclagem de cápsulas de café que os alunos trouxeram para a escola e cascas de ovos que foram triturados pelos alunos e que foram utilizados para neutralizar a acidez do solo. Por outro lado as cascas de ovos também foram usadas para afastar os caracóis que muitas vezes procuravam alimentar-se na horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem está em fase de implementação, associado a outra horta também recentemente instalada noutra parte da escola.
Foi instalado um compostor termofílico de plástico e nele têm sido colocados resíduos orgânicos como cascas de frutas, borras de café, restos de alimentos, folhas e outras parte vegetais resultantes de podas. Também têm sido adicionadas cascas de ovos em camadas alternadas. Também já existem minhocas misturadas, o que permite a vermicompostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta existem várias associações com crescimentos diversificados de modo a aproveitar melhor o terreno. Ao longo do tempo foram adicionadas algumas plantas com o objetivo de combater pragas e que tenham algum efeito repelente ou atração de insetos auxiliares.
Houve sempre o cuidado de selecionar variedades resistentes e bem adaptadas às condições locais.
Algumas associações instaladas na horta são: a alface e alho-francês, o feijão e espinafre, alface e morangueiros, coentros e salsa, couve-lombarda e alface, acelga e couve-coração, espinafre e morangueiro, beringela e cravo-túnico. para além destas consociações foram plantadas outras variedades como couve-flor e couve-roxa.
Numa parte específica da horta foram plantadas diversas ervas aromáticas (coentros, orégãos, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, tomilho, manjericão, …) e flores (cravo-túnico, camomila, amor-perfeito e zínias), que funcionam, algumas, como plantas inseticidas/ insetífugas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

É difícil de apresentar um cálculo aproximado de produtos produzidos ao longo do ano, mas talvez o total esteja perto dos 20 Kg.
Têm sido colhidas/produzidas muitas e variadas alfaces, assim como muitas acelgas, alguns pimentos vermelhos, beringelas, espinafres, couves, cenouras, aipo, folhas de lúcia-lima e ervas aromáticas como coentros, salsas, orégãos, manjericão, tomilho, cebolinho e sálvia.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para consumo na comunidade escolar.
Não existem produtos vendidos mas sim doados ou oferecidos. Quem mais beneficia com as colheitas são os alunos que frequentam o Clube da Terra, visto serem os que mais trabalham na horta. Por vezes professores e outros funcionários da escola também levam para consumo.
Em alturas de maior produção na horta, são feitas pequenas feiras de legumes em que são oferecidos ou sorteados os produtos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita na maioria das vezes recorrendo a uma mangueira que é ligada a uma torneira. Há sempre o cuidado de evitar excessos ou desperdícios e também são aproveitadas as águas pluviais.
Procura-se regar sempre ao fim do dia e também utilizando um sistema de garrafas com pequenos furos que funcionam como rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
Existe uma inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto, sobretudo relacionado com manchas ou zonas roídas. Todas as semanas os alunos do Clube da Terra, fazem a verificação/inspeção de pragas e doenças.
Foram plantadas algumas flores coloridas, que atraem insetos auxiliares. Foram eliminadas de forma manual as folhas que aparentavam presença de fungos ou outros parasitas e manteve-se a horta limpa de ervas daninhas e de lixo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho no feijoeiro (afídio negro), tendo sido aplicados inseticidas de origem vegetal (alho, vinagre e água).
Caracóis que frequentemente atacavam as folhas das couves e outros legumes. Numa primeira fase foram colocados pequenos recipientes com cerveja (que não resultaram) e posteriormente zonas específicas com cinzas e cascas de ovo. As cascas de ovos esmagadas foi o método que resultou melhor até agora.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Comemoração do dia mundial da Alimentação em que foi dinamizada uma feira de legumes no bar da escola. Foram colhidos diversos legumes e ervas aromáticas que ficaram à disposição da comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta esteve associada a uma iniciativa, promovida no agrupamento, do Projeto de Educação para a Saúde - “Fevereiro - mês dos Afetos". Os alunos do Clube da Terra realizaram um trabalho em forma de coração, através da reciclagem de cápsulas de café, em que foram aproveitados os restos desse café para a fertilização do solo da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foi realizada uma atividade DAC (domínio de autonomia curricular) na turma do 8.º D tendo sido construído um espantalho para a horta, como trabalho final.
Todas as roupas, sapatos, chapéu e suporte madeira, tiveram por base a reutilização de materiais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Não temos uma página de divulgação exclusiva para a horta, as publicações são feitas no facebook e twitter do Agrupamento.
O projeto conta, pontualmente, com o apoio técnico de um engenheiro agrónomo, membro da comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100092489953004