Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

160

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

As disciplinas de Ciências Naturais, Biologia; Físico-Química, Matemática, AEOH DT, Oferta Complementar “Oficina da Matemática”, EV/ET.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo deste ano letivo, à semelhança dos anos transatos, envolvemos a participação das famílias e restante comunidade escolar na Horta Bio através de visitas à mesma quando da realização das atividades festivas no âmbito do Programa Eco-Escolas, no sentido da escola divulgar o trabalho feito pelos alunos, mostrando a importância que a escola dá às temáticas da Preservação do Meio Ambiente, da Educação Ambiental e da Educação para uma cidadania mais responsável e consciente, bem como a importância da prática da Agricultura Biológica e dos seus benefícios.
Foram as famílias que doaram as sementes e as plântulas para cultivo na Horta Bio, bem como os materiais necessários à construção da bancada das aromáticas e à construção do Hotel de Insetos, às armadilhas para as toupeiras, numa tentativa de os integrar nas atividades promovidas pela Escola. Por fim, mensalmente realizamos um Mercadinho Bio com os produtos da horta para venda aos encarregados de educação, professores e funcionários da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todas as atividades realizadas na Horta Bio têm o propósito de mostrar aos jovens o ciclo de vida das plantas, no sentido de estes conhecerem, perceberem e valorizarem os alimentos que usamos na nossa alimentação
A criação da Horta Bio teve ainda o intuito de mostrar aos alunos e demais comunidade escolar (Pais, Professores e Funcionários) os benefícios da prática da Agricultura Biológica, mais amiga do Ambiente e respeitadora dos ritmos de crescimento das plantas, permitindo obter alimentos de grande qualidade nutricional, muito mais saborosos, sensibilizando todos os elementos da comunidade escolar para a temática da preservação do ambiente e da importância da pática de uma alimentação saudável e sustentável.
A Horta Bio veio trazer uma nova dinâmica à escola através das atividades desenvolvias no âmbito ambiental e ecológico. Todos os produtos hortícolas e ervas aromáticas foram vendidos a preços simbólicos, como forma de promover uma alimentação saudável e dar a conhecer o trabalho realizado pelos alunos, professores e funcionários.
Os impactos mais visíveis da Horta Bio na comunidade e alunos da escola têm sido:
- a preocupação com a preservação do meio ambiente, praticando uma agricultura mais sustentável;
- o cuidado com uma alimentação mais saudável e sustentável, por parte dos alunos e famílias;
- a promoção de um conhecimento e consciência coletivos relativamente à importância destes projetos de Educação Ambiental na educação dos jovens na escola.
O projeto da Horta Bio, também permite melhorar as competências dos alunos em diversas áreas: não só promove a Educação Ambiental, mas também concorre para o desenvolvimento de competências de cidadania ativa e dos valores comuns de liberdade, tolerância, não-discriminação; melhora a qualidade da educação dada a inclusão dos alunos em diferentes ambientes durante o processo de ensino-aprendizagem, propiciando experiências de aprendizagem diferenciadas, ativas, inovadoras , enriquecedoras e significativas num ambiente externo à sala de aula, um espaço ao ar livre, mais agradável, mais saudável, onde não existem cadeiras nem mesas, mas sim várias zonas de aprendizagem. potencializador do trabalho colaborativo e em grupo.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos da horta, foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais. Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe o Clube Eco - Escola com 20 alunos inscritos, de diferentes anos de escolaridade. A intervenção na Horta Bio é realizada semanalmente, tendo sido assegurada a sua manutenção segundo os princípios da Agricultura Biológica. Também outras turmas da escola participaram na manutenção da horta e na sementeira/plantação de hortícolas para o estudo da “Diversidade das Plantas”, “Proteção da Biodiversidade”, “Influência dos fatores abióticos nas plantas”.
recolheram dados relativos ao desenvolvimento de plantas para a aprendizagem de Funções e Equações matemáticas. Os alunos realizaram os trabalhos de preparação manual do terreno, fizeram sementeiras (com sementes biológicas) de plantas hortícolas e aromáticas, em função da época, escolhendo as culturas mais adaptadas à região (clima e tipo de solo) que posteriormente transplantaram para o local definitivo. Asseguraram ao longo do tempo as mondas e regas necessárias. Foram aplicadas no solo as borras de café e chá recolhidos no bar dos professores e cinza resultante da queima de ramos resultantes da poda realizada às árvores da escola. A coordenadora do projeto Horta Bio presta colaboração/apoio às turmas que pretendam trabalhar/ter aulas de campo na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no início de cada ano letivo (preparação inicial) e ao longo do mesmo por forma a permitir a produção das plantas em ciclos contínuos. No início do ano letivo, final do mês de setembro, foi feito o reconhecimento do local de instalação da Horta Bio. Foi possível constatar que o terreno estava bastante “sujo”, com um grande volume de resíduos de culturas instaladas no ano letivo anterior que foram abandonadas no seu términus. Verificámos também que o solo se apresentava bastante compacto e que o seu pH é ácido (6,5). Foi necessária a sua mobilização, com recurso à cava com enxadas e ancinhos para o nivelamento e limpeza dos detritos existentes (pedras, galhos, raízes,…). Foram deixados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados ao solo como fontes de azoto e de outros nutrientes. Depois incorporámos matéria orgânica no solo: composto bio de Cavalo, o estrume resultante das camas das cabras e galinhas que existem na escola, cinza de madeira resultante da queima de lenha das podas, borras de café e chá recolhidas no bar da escola e as trazidas por alunos.
Por último, foram definidas as linhas de plantação das diferentes hortícolas e os caminhos de circulação, de acordo com a planta da horta, realizada pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Embora na escola existam três compostores de plástico, esta não foi realizada no ano letivo transato. No presente ano letivo encontra-se numa fase inicial dado que não existe grande volume de desperdícios vegetais. Os desperdícios da cantina escolar e do restaurante pedagógico existente na escola: cascas, restos de frutas e legumes são utilizados na alimentação dos animais. Os resíduos vegetais da Horta Bio também são utilizados na alimentação dos mesmos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Para selecionar as hortícolas e as aromáticas a instalar na Horta Bio foi feito primeiro um trabalho de pesquisa para verificar quais as espécies mais resistentes, e bem adaptadas ao tipo de solo e clima, mas também para verificar quais as associações de hortícolas a fazer em função da sua velocidade de crescimento, de modo a dar o melhor aproveitamento ao terreno. Utilizamos preferencialmente variedades regionais com vista à proteção das culturas, nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares. Assim, utilizámos na horta: abóbora, diferentes variedades de alface (foliosa, manteiga, maravilha de Verão), batata, beterraba, cebola, coentro, couves diversas (brócolo, coração de boi, lombarda, portuguesa), espinafre, funcho, hortelã, nabiça, nabo, poejo, salsa, tomilho….

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Realizámos colheitas sempre que necessário face ao desenvolvimento das culturas.
Conseguimos até agora vender: 18 couves lombardas (23 Kg), 24 couves coração de boi (21 Kg), 12 couves brócolo (4,6 Kg) , 8 couves penca (7,2 Kg), 12 Kg de espinafres, 2,4 Kg de beterrabas, 6 Kg de cebolas, 3,6 Kg de nabiças, 18 alfaces (7,2 Kg) e diversos raminhos de aromáticas (hortelã, salsa e coentros). Existem diversas culturas ainda em fase de desenvolvimento: batatas, abóboras, couves coração de boi, alfaces, alhos, aromáticas e espinafres cuja colheita continuaremos a fazer.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos na escola em pequenos mercados bio e adquiridos pelos alunos, professores e funcionários. Parte dos produtos foram também utilizados na confeção se sopas e outros pratos no restaurante pedagógico da escola pelos alunos do curso profissional de Cozinha e Pastelaria e os desperdícios utilizados na alimentação dos animais existentes na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita semanalmente consoante as necessidades de cada cultura e tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma. Aproveitamos as águas pluviais que recolhemos em depósito de 1000 L. A rega é feita através de regador planta a planta. Quando começou a faltar água recolhida, começou a ser utilizada água da rede. Quando os alunos não podem realizar a tarefa de regar as plantas, a professora coordenadora da Horta Bio ou uma(um) funcionária(o) realiza a tarefa. O processo de rega é realizado sempre nas horas do dia de menor calor, de manhã ou ao final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente foi feita a monitorização de pragas e doenças mediante a inspeção, in loco, das culturas para identificar possíveis manchas ou mordeduras. A associação de espécies diversificadas, a manutenção dos ninhos artificiais, a construção de um Hotel de Insetos, a existência de comedouros e bebedouros para atrair a Biodiversidade, a colocação de armadilhas para toupeiras, a monda semanal da horta, o espaçamento existente entre as diversas culturas, o controlo da rega para não originar o desenvolvimento de fungos e a instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção mostraram-se estratégias eficazes, não tendo sido detetada qualquer praga ou doença nas culturas. Não detetámos a presença de toupeiras na Horta Bio.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Sim na escola existe um galinheiro com diversas galinhas/galos e um curral com cabras. Existe também um charco artificial onde existem patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercadinho Bio

Sempre que existem produtos para venda os alunos fazem a sua colheita, preparam-nos, embalam, pesam, calculam o preço de venda e organizam um mercadinho/feira de produtos bio provenientes da horta. Os produtos são vendidos à comunidade educativa, tendo sempre a sua compra assegurada dada a sua qualidade. É uma atividade em torno da horta que já se tornou uma rotina da escola, pelo que tem uma aceitação muito boa e tem permitido gerar algumas receitas para a manutenção da Horta Bio. Por fim, serve o propósito da nossa estratégia de educação alimentar, que é de proporcionar produtos bio à comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Construção de um Hotel de Insetos Polinizadores

Dada a importância dos insetos enquanto agentes polinizadores foi proporcionado aos alunos Eco-Escolas a participação numa palestra intitulada “O Mundo é dos insetos?” e foi proposta a construção De um Ninho de Insetos Polinizadores. Foi pedido às famílias dos alunos a colaboração para que a atividade se pudesse concretizar, mediante a recolha de materiais diversos: tábuas de madeira, pregos, rede de galinheiro, paus de diferentes espessuras furados, palha, bugalhas, pinhas, bambu, pedras de xisto, musgo seco, … ao que as mesmas corresponderam positivamente. Os alunos, elaboraram o projeto do seu “Hotel de Insetos”, que depois construíram com o auxílio de dois biólogos do CISE. Depois de construído colocaram-no junto à horta Bio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta bio para estudo da Diversidade das Plantas, proteção da Biodiversidade e Influência dos fatores abióticos nas plantas

As turmas do 5º ano, na disciplina de Ciências Naturais realizaram três aulas na Horta Bio, onde puderam ter contacto com as práticas da produção agrícola biológica, identificar as diferentes espécies de hortícolas, aromáticas e infestantes; compreender a importância da proteção e conservação da Biodiversidade vegetal e estudar a influência dos fatores abióticos no desenvolvimento das plantas.
As aulas foram orientadas pela professora da disciplina e pela professora dinamizadora
da Horta Bio.
Os alunos tiveram a oportunidade de degustar produtos da horta; conhecer as ervas aromáticas existentes e qual a sua função, observar as armadilhas para afugentar as toupeiras; os comedouros/bebedouros para atrair biodiversidade na horta e o Hotel de Insetos. Viram ainda, como é realizada a compostagem na horta.
Foi feita a sensibilização para a importância do consumo de hortícolas, da importãncia da substituição da utilização do sal pela utilização de plantas aromáticas/condiimentares e da importãncia da utilização da prática agrícola biológica em termos de preservação ambiental.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta Bio revela-se um projeto de extrema importância na dinâmica da escola, pelas interações que se geram, entre a escola e a comunidade educativa, pelas parcerias com a comunidade local e alargada na colaboração com a mesma, pelo potencial recurso educativo que constitui, um laboratório vivo de aprendizagem.
No dia dezasseis de dezembro – Dia Eco-Escolas – em que a Horta Bio esteve aberta a toda a comunidade escolar, fez-se nas suas imediações uma plantação de espécies da floresta autóctone – carvalhos e medronheiros.

Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta: um workshop sobre “Fauna Selvagem” promovido pelo Cervas, dirigido aos alunos do 5º ano e respetivos professores; visitas/aulas de Ciências Naturais na horta (turma 5º E), para estudo da Diversidade nas Plantas: quais são os fatores abióticos que influenciam as plantas e a proteção da biodiversidade vegetal; participação no concurso “Eu e o Ambiente”; vários mercados bio para promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade; as turmas do 8ºano na disciplina de Ciências Naturais realizaram atividades experimentais para o estudo dos Fatores Abióticos no desenvolvimento das plantas e na disciplina de matemática estudaram as Funções e Equações através da medição semanal do crescimento das plantas; construção de comedouros, bebedouros, armadilhas para toupeiras, Hotel de Insetos com materiais reutilizáveis, para colocação na horta; alimentação dos animais existentes na escola (galinhas, galos, cabras e patos) com os resíduos da horta; construção da planta da Horta Bio pela turma do 5ºE na disciplina de EV/ET; construção de placas em madeira identificativas das espécies arbustivas e arbóreas autóctones existentes no espaço escolar pelas turmas do oitavo ano; realização de pesquisas sobre espécies a plantar, as suas exigências e ciclo de vida; produção e exposição de trabalhos sobre a biodiversidade vegetal e animal da região; …
De realçar a colaboração das famílias que nos doaram sementes e plântulas, resíduos orgânicos, materiais reutilizáveis (canas bambu, madeiras, …) e as parcerias estabelecidas com o CISE e com o CERVAS.
Também fizemos a germinação das sementes, para posterior transplantação na horta.
Desenvolvemos atividades experimentais nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo da horta, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
A confeção de refeições com os produtos da horta, pelos alunos do curso profissional de Pastelaria/Restauração, degustadas no restaurante pedagógico aberto à comunidade, tendo em vista a sua preparação para vida ativa.
Fizemos várias colheitas para mercados bio na escola. Plantámos canteiros de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores. Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção/colocação de comedouros e bebedouros para aves, construímos mais um Hotel de Insetos Polinizadores que foi colocado junto à estufa, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.

15.1. Link para a página da horta:

Não existe página da horta. Existem registos fotográficos das atividades realizadas ao longo do ano, publicação de artigos no jornal da escola e no Facebook.