Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI da Chave (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

134

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a oferta de produtos sempre que foram solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos puderam acompanhar o crescimento das plantas e a aprender a cuidar delas. Tornaram se mais responsáveis pelo espaço: cuidado em não pisar, nem arrancar plantas.
Aprenderam a diferença entre plantar e semear.
Puderam observar os insetos existentes na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi efetuada por todas as turmas da EB, sem horário definido e conforme a disponibilidade dos grupos. As sementeiras e plantações foram realizadas por grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi efetuada pelas crianças e adultos.
A fertilização foi efetuada com o produto recolhido no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de plantas, de alimentos consumidos durante o lanche das crianças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, cenouras, favas, tomate, feijão, batata, cebolo e morangueiros.
Foram, ainda plantadas duas nespereiras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram distribuídos pelos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada no período da manhã, sobretudo, durante o recreio das crianças.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observando as plantas, nomeadamente as suas folhas, com carater semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi necessário arrancar algumas couves, pois as suas raízes foram infestadas por lagartas e as plantas começaram a morrer..

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos adquiriram competências no âmbito das Ciências, Matemática e competências no "Saber Estar", nomeadamente, na educação para a cidadania: saber escutar as instruções dos adultos, esperar pela sua vez, respeitar o meio ambiente, adquirir conhecimentos sobre a culturas biológica..

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Surgiu um novo projeto, sendo criado um hotel de insetos "Hotelseto", com 5 casas, ficando cada turma responsável por um tipo de insetos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foi construído um espantalho novo para ser colocado na horta, dado o anterior estar muito degradado.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://drive.google.com/file/d/1pSDgg5xgDPVia9iatC5kWR7gbUerrMh2/view?usp=drive_link