Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1 de Geraldes (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

janeiro de 2023

2. Área aproximada da horta (m²):

8

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta Complementar, Estudo do Meio, Matemática e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No fornecimento de sementes / plantas e nas recolha dos alimentos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade demonstra entusiasmo no projeto e os alunos participam com empenho diariamente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criada uma brigada da horta constituída por funcionários e alunos que têm como dever de regar, tirar ervas daninhas, sachar e monitorizar o crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente com sachos e a terra é fertilizada com o substrato proveniente do compostor existente na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida, como por exemplo, cascas de ovos, de fruta, de batatas, etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Várias espécies de couve (couve coração, couve galega, brócolos, couve-flor), alfaces, morangos, espinafres, salsa, curgete e pimentos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

0.150g de alface
0.500g de morango

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos pela comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita ao final do dia, com recurso a uma mangueira instalada próxima dos canteiros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todos os dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram retiradas manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito das Hortas Bio, a turma de 1.º ano da EB1 de Geraldes realizou a atividade de germinação de sementes, nomeadamente, de feijão.

Os alunos tiveram oportunidade de observar e registar as diversas etapas da germinação e, posteriormente, plantar o feijão nos canteiros da escola.

Integração Curricular: Estudo do Meio, Português e Matemática.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito das Hortas Bio a turma de 2.º ano da EB1 de Geraldes realizou uma atividade de pesquisa sobre os produtos da horta.

Os alunos fizeram uma pesquisa individual no computador sobre o alimento escolhido e, posteriormente, redigiram a pares um texto informativo que divulgaram no jornal de parede.

Integração Curricular: Estudo do Meio, Português e TIC.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito das Hortas Bio, a turma de 3.º e 4.º anos da EB1 de Geraldes realizou uma atividade de identificação dos alimentos da horta.

Os alunos construiram um modelo digital de placas identificativas dos alimentos da horta e, posteriormente, materializaram o modelo e colocaram as placas na horta pedagógica.

Integração Curricular: Estudo do Meio, Português e TIC.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existe uma parceria entre a Brigada da Horta e a Brigada da Cantina com o intuito de reduzir o desperdício alimentar, como por exemplo, com a colocação de cascas de fruta no compostor.

15.1. Link para a página da horta:

Não se aplica. Temos um jornal de parede.