Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB Viscondessa (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio; cidadania; conhecimento do mundo (educação pré-escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

215

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- colaboração nas plantações
- cedência de sementes e espécies florais e hortícolas

- frequência: duas vezes por período

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- permite que os alunos conheçam espécies vegetais diversas;
- permite um maior conhecimento do ciclo das plantas;
- permite desenvolver o conhecimento do ciclo da compostagem;
- permite a exploração sensorial (olfato, tato, paladar) de diferentes texturas e sabores;
- permite a exploração, em sala de aula, da importância da agricultura biológica na proteção do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

1.º inscrição das turmas no projeto da horta;
2.º divisão de tarefas pelas turmas, seguindo uma escala;
3.º supervisão do cumprimento das tarefas por parte dos professores responsáveis pelo projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

1.º limpeza do terreno por parte dos alunos, professores envolvidos e auxiliares;
2.º cava e fertilização dos canteiros;
3.º Na fertilização, utiliza-se o composto do compostor da horta ou composto natural proveniente da lipor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- os restos de fruta consumidos em sala de aula são recolhidos pelos alunos e colocados, semanalmente, no compostor;
- é ainda depositado as borras do café recolhidas na sala do Pessoal Doente e Não Docente;
- Resíduos secos resultantes de material que se apanha na escola (folhas secas) ou que é fornecido pelas famílias (feno).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- alfaces
- tomates
- beterraba
- cebolas
- courgete
- abóbora
- pimentos
- feijão verde
- favas
- espinafres
- morangos
- framboesa
- ervas aromáticas (alecrim, hortelã, alfazema)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não conseguimos definir.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- os produtos são distribuídos pelos alunos, após a a realização de um sorteio;
- produção de compotas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

a horta é regada nas horas de menor calor e início da manhã, pelas turmas que estão escaldas para a tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim.
A monitorização é feita através de observação direta, sempre que se vai à horta (quase diariamente).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Bolo de espinafres confecionado pela cozinheira da empresa, e servido como sobremesa, no dia da alimentação (16 de outubro). Todos os alunos e crianças estiveram envolvidos, pois puderam consumir um produto produzido na horta da escola. Oferta de um marcador com a receita do bolo (divulgação junto das famílias).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sementeiras realizadas em articulação com as técnicas do parque ecológico do Monte de S. Brás (CMM) e plantação com a colaboração das famílias (nos meses de fevereiro e março).
Nas sementeiras, participaram as turmas da Educação Pré-escolar (68 crianças) e respetivas educadoras.
As crianças semearam diferentes espécies em caixas de ovos, que depois levaram para as respetivas salas. Transplantaram sementeiras já efetuadas em sala de aula (feijão).
Os alunos do 2.º ano (24) plantaram hortícolas com a colaboração da família.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Ação de sensibilização sobre reciclagem e compostagem, promovida pela brigada da reciclagem, constituída pelos alunos do 3.º ano ( 6 alunos do Conselho Eco-Escolas), realizada em abril, no âmbito da comemoração do Dia Eco-Escolas. Estiveram envolvidas todas as turmas da escola (215 alunos). Nesta ação, os alunos aprenderam a forma mais correta de realizar a recolha de resíduos orgânicos, em contexto de sala de aula, com destino ao compostor da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/garciapalmira/eb-viscondessa-uma-escola-eco-3mokatf1bz1huqae