Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Frei Gil (Oliveira do Bairro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

aproximadamente 30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Físico-química e a área de Autonomia Pessoal e Social dos alunos de com adaptações curriculares significativas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5 alunos de forma permanente e duas turmas de 7.º ano e uma de nono, de forma menos contínua

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo de todo o processo – doando as espécies a plantar, partilhando os saberes, emprestando ferramentas agrícolas que a escola não tinha. Colaboram ainda enviando pelos alunos restos de vegetais, capsulas de café, outros, para colocar no compostor.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano a horta obrigou-nos a ser mais criativos porque ficámos sem o espaço que lhe estava destinado. Tivemos de reaproveitar e regenerar antigos espaços que foram ajardinados e que estavam em abandono . Este aspeto foi importante pois permitiu aos alunos ver que de algo pouco valorizado, se o cuidarmos conseguimos ter sucesso; permitiu também ver que podemos fazer uma horta muito facilmente em casa, sem ter propriamente um terreno. Possibilitou contactarem com práticas não evasivas do solo e do ambiente e acima de tudo compreender que "quando o homem sonha a obra nasce" - foi com muita dedicação e esforço, mas os resultados compensaram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, os alunos de medidas adicionais estavam organizados em escala para efetuaram a monitorização e realizar as necessárias atividades de manutenção (duas vezes por semana) , orientados pela docente de educação especial. As plantações e outras atividades mais específicas eram planificadas de modo a sempre que possível e pertinente envolvessem as turmas de onde provinham os alunos de medidas adicionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todos os procedimentos são realizados tendo por base os princípios da agricultura biológica. Quer na preparação, quer na limpeza e mobilização do solo são apenas utilizadas ferramentas manuais (este ano de pequena dimensão, tendo em conta que a horta se concretizou em pneus e outras estruturas de cimento). O solo estava abandonado há algum tempo e como tal estava bastante fraco e cheio de ervas que eclodem naturalmente nos solos. Todas as ervas foram cuidadosamente arrancadas e posteriormente o solo foi remexido e misturado com o composto feito na escola. As ervas que iam invadindo as plantações eram controladas, sendo arrancadas cuidadosamente, mal se observavam no meio das culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a compostagem são utilizados materiais provenientes da manutenção dos jardins escolares (relva, folhas de árvores), bem como recolhidos resíduos orgânicos (cascas/aparas de legumes, cascas de fruta, casca de ovos, etc.) trazidos pelos alunos e professoras, bem como o café que os alunos retiram de cápsulas de café recolhidas na escola (trazidas por alunos e professores). Estes resíduos são colocados numa estrutura construída em paletes para o efeito, sendo feitas camadas alternadas as quais incluem também solo que um professor leva, de um terreno seu. Sempre que necessário o material é regado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano temos cebolas, coentros, alfaces, salsa, orégãos, cenouras, beterrabas, couves e alho francês . Procurámos que estas espécies fossem dividas pela área em uso, sendo que em cada espaço há pelo menos duas espécies distintas. pelo meio há ainda girassóis e cravos túnicos. Temos também uma área limítrofe com morangueiros, outra com maracujás e outra com batatas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano excessivamente chuvoso, grande parte do ano a rega não foi uma preocupação. A água da chuva apanhada nos beirais deu para efetuar algumas regas iniciais, contudo, tivemos de recorrer à água canalizada para que com a ajuda de um regador, regar as espécies plantadas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: