saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 3 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
aproximadamente 30 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Físico-química e a área de Autonomia Pessoal e Social dos alunos de com adaptações curriculares significativas.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
5 alunos de forma permanente e duas turmas de 7.º ano e uma de nono, de forma menos contínua
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo de todo o processo – doando as espécies a plantar, partilhando os saberes, emprestando ferramentas agrícolas que a escola não tinha. Colaboram ainda enviando pelos alunos restos de vegetais, capsulas de café, outros, para colocar no compostor.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano a horta obrigou-nos a ser mais criativos porque ficámos sem o espaço que lhe estava destinado. Tivemos de reaproveitar e regenerar antigos espaços que foram ajardinados e que estavam em abandono . Este aspeto foi importante pois permitiu aos alunos ver que de algo pouco valorizado, se o cuidarmos conseguimos ter sucesso; permitiu também ver que podemos fazer uma horta muito facilmente em casa, sem ter propriamente um terreno. Possibilitou contactarem com práticas não evasivas do solo e do ambiente e acima de tudo compreender que "quando o homem sonha a obra nasce" - foi com muita dedicação e esforço, mas os resultados compensaram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, os alunos de medidas adicionais estavam organizados em escala para efetuaram a monitorização e realizar as necessárias atividades de manutenção (duas vezes por semana) , orientados pela docente de educação especial. As plantações e outras atividades mais específicas eram planificadas de modo a sempre que possível e pertinente envolvessem as turmas de onde provinham os alunos de medidas adicionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todos os procedimentos são realizados tendo por base os princípios da agricultura biológica. Quer na preparação, quer na limpeza e mobilização do solo são apenas utilizadas ferramentas manuais (este ano de pequena dimensão, tendo em conta que a horta se concretizou em pneus e outras estruturas de cimento). O solo estava abandonado há algum tempo e como tal estava bastante fraco e cheio de ervas que eclodem naturalmente nos solos. Todas as ervas foram cuidadosamente arrancadas e posteriormente o solo foi remexido e misturado com o composto feito na escola. As ervas que iam invadindo as plantações eram controladas, sendo arrancadas cuidadosamente, mal se observavam no meio das culturas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a compostagem são utilizados materiais provenientes da manutenção dos jardins escolares (relva, folhas de árvores), bem como recolhidos resíduos orgânicos (cascas/aparas de legumes, cascas de fruta, casca de ovos, etc.) trazidos pelos alunos e professoras, bem como o café que os alunos retiram de cápsulas de café recolhidas na escola (trazidas por alunos e professores). Estes resíduos são colocados numa estrutura construída em paletes para o efeito, sendo feitas camadas alternadas as quais incluem também solo que um professor leva, de um terreno seu. Sempre que necessário o material é regado.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano temos cebolas, coentros, alfaces, salsa, orégãos, cenouras, beterrabas, couves e alho francês . Procurámos que estas espécies fossem dividas pela área em uso, sendo que em cada espaço há pelo menos duas espécies distintas. pelo meio há ainda girassóis e cravos túnicos. Temos também uma área limítrofe com morangueiros, outra com maracujás e outra com batatas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano excessivamente chuvoso, grande parte do ano a rega não foi uma preocupação. A água da chuva apanhada nos beirais deu para efetuar algumas regas iniciais, contudo, tivemos de recorrer à água canalizada para que com a ajuda de um regador, regar as espécies plantadas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: