Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica da Caramila (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

não existe

2. Área aproximada da horta (m²):

27m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

conhecimento do mundo/ estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na manutenção e preservação do espaço da horta uma vez por semana

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Levar a comunidade a ter uma participação mais ativa na vida da escola

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez que temos cinco turma s iremos estipular um dia por semana para cada turma para a manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Iremos solicitar a parceria do Município para a sua preparação uma vez que o solo já não é cultivado muito tempo solicitando que se recorra a fertilizantes naturais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega gota a gota

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Semanalmente os alunos do pré-escolar reuniam-se na horta para percerberem a evolução do ciclo das plantas e o que podiam fazer para ajudarem as plantas a crescerem saudáveis

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não tem