Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ofereceram algumas sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta são vendidos na comunidade realizando-se razoável quantia de dinheiro. Em momentos de relevo houve momentos de trabalho partilhado com o Programa Erasmus +, Missão País e alunos do 1º ciclo. Os alunos de passagem no momento do trabalho semanal conversam com os horticultores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas o clube trabalha - nas sementeiras revezam-se (um faz o rego outro coloca semente e vice-versa) , nas plantações e cuidado da horta fazem as tarefas necessárias de acordo com as suas apetências e preferências.

7. Como é feita a preparação do solo?

No exterior da estufa faz-se raspão das ervas que são colocadas nos regos ou colocadas a apodrecer. Na estufa o solo foi regado e cavado com pá. Após regularizar a terra com sacho para fazem-se as plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano tivemos favas, couves, alfaces, feijão e cebolo. A horta tem uma espiral das ervas aromáticas na qual a maior parte das plantas continuam do ano anterior.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

25 KG

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos a professores e funcionários.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é sempre feita ao final do dia de modo a beneficiar mais a cultura.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos de matemática - 10º ano estudaram o crescimento das favas a partir de um ponto assinalado com fita.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: