Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

iniciámos, anteriormente, noutro local, mas neste local está há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pré escolar: 3, 4 e 5 anos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

109

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

13

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ofereceram sementes, plantas, terra, receberam legumes da horta, vieram ajudar a limpar o terreno. Vêm quando solicitamos ajuda ou desenvolvemos algum projeto específico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Já partilhámos caldo verde para fazerem sopa em casa de forma a incentivar os legumes visíveis na sopa... tem ajudado a fazê-los comer melhor a sopa. As crianças ficam super felizes quando os pais ou avós vêm ajudar ou partilham materiais e produtos connosco ou nós com eles.
Já fornecemos couves, tomates, alhos, aromáticas e pimentos para a nossa cozinha e para as famílias do apoio social. Fizemos sopas e saladas nas salas... as crianças adoram confecionar e comer.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É sobretudo o grupo dos 5 anos - crianças e adultos que preparam o terreno para si e para os outros grupos virem semear ou regar, mas há duas madrinhas da horta (auxiliares da creche e da sala dos 3 anos) que colaboram semanalmente no que for preciso. O porteiro, no tempo quente costuma regar, de manhã ou à tarde, com a mangueira que está ligada ao poço, enche o bidon de recolha da água da chuva com a água do poço sempre que está vazio para as crianças encherem os regadores e vai apoiando na manutenção do compostor.

7. Como é feita a preparação do solo?

Este ano tivemos a ajuda preciosa de uma máquina elétrica de um avô, que limpou grande parte do terreno que usamos. Nós (adultos e crianças) vamos tirando ervas e pedras que vão aparecendo.
Iniciámos a compostagem o ano passado ( julho) mas ainda não conseguimos ter composto, apenas utilizámos borras de café da máquina da instituição.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Câmara cedeu 2 compostores de plástico. Deu formação online, que foi passada às colegas, através de folheto e vídeo partilhado no grupo de pessoal,para incentivar ao uso dos mesmos. Através de baldes entregues em cada sala (colada na lateral dos mesmos), para recolha de restos da fruta, foi a informação detalhada sobre compostagem.
A visita das técnicas da câmara à instituição para formação mais alargada foi realizada no dia 8 de fevereiro. O porteiro/jardineiro da instituição, sempre que apanha as folhas secas coloca-as no compostor e as funcionárias da cozinha também colocam as cascas dos vegetais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos milho, alhos, morangos, xuxus, feijões, couves, nabiças, abóbora, alfaces, cenouras, brócolos, girassóis, uma videira, pimenteiros e ervas aromáticas (salsa, poejo, hortelã morango, chocolate e hortelã menta, manjericão, coentros, salvia, erva cidreira, louro, cebolinho e o tomilho). Juntámos alho com a couve portuguesa, perto do feijão estão as batata e os nabos, junto dos pepinos temos morangos, juntámos alfaces, junto dos tomates, das couves e do xuxu.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não temos pesado. Costumamos fazer contagens de unidades. Mas aproximadamente 3 kg de tomates na sementeira anterior, o ano passado tirámos uns 2 kg de batatas, uns 3 kg de favas, 97 dentes de alho, bastantes couves portuguesas e de brócolos sem flor, 12 espigas de milho, as cenouras do ano passado estavam raquíticas (o terreno era denso) as deste ano ainda não cresceram, o ano passado tirámos cerca de uma dúzia de cebolas e de pimentos, este ano ainda não os colhemos. Os morangos Têm sido depenicados, pois estão na zona de passagem e sempre que há algum vermelhinho é comido e não foram contados, tal como as aromáticas que são usadas regularmente na cozinha.
Já retirámos 6 alfaces para a salada da nossa cantina em fevereiro, 9 para o gabinete social e estamos prestes a colher mais 4, as restantes ainda estão pequenas (temos semeado conforme trazem de casa). As nossas gilas tinham 4 kg depois de cozidas e escorridas e deram um belo doce para vendermos na feirinha.
Não temos tido muita preocupação com a quantidade, mas sim nas experiências das crianças, na partilha com o gabinete social e na utilização nas diferentes salas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São usados na nossa cozinha, utilizados em culinária nas salas, oferecidos aos pais e aos utentes do gabinete de apoio social.Fizeram-se sopas, saladas e compotas. Fizemos uma mini feira para conseguir dinheiro para as plantas aromáticas do novo canteiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No tempo quente o porteiro rega de manhã ou ao final da tarde com a mangueira ligada ao poço, a sala dos 5 anos tem 2 crianças responsáveis todos os dias - rotativo por semana, para tratar da horta durante a manhã ou recreio da tarde, (consoante a disponibilidade), de acordo com as atividades da sala, com apoio de um adulto. o bidon de recolha da água da chuva quando se esgota essa água é cheio pelo pelo sr. Nuno quando faz a rega da manhã ou da tarde (geralmente dia sim dia não) e os meninos regam nos outros dias com a água que retiram daí, utilizando regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quando vemos retiramos manualmente as lagartas (deixamos sempre algumas as couves chegam para todos!) e borrifamos com água, vinagre e detergente quando vemos os pulgões. Até agora foi o que se detetou. Há muitos milípedes - diplopodes (não intervimos) e caracóis que às vezes damos à tartaruga da sala.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As lagartas e os pulgões que tratámos como foi referido anteriormente. Este ano houve muitas lagartas e formigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

A tartaruga que estava na sala dos 5anos passou para o lago junto da horta e costuma consumir morangos e caracóis - as couves não gosta.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Criação de sopas para comer na sala e para venda aos pais: em 2022, três salas fizeram uma vez . em 2021 as 6 salas fizeram para venda aos pais.
Este ano, a feira da horta rendeu 20€ e permitiu criar o novo canteiro de aromáticas,
A oferta de cabazes ao gabinete social foi gratificante para quem recebeu e para quem ofereceu.
As aromáticas cresceram imenso e é delicioso passar junto delas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta para conhecer o ciclo das plantas e as várias plantas existentes na horta: a atual sala dos 5 anos em 2021/22 realizou 12 sessões de aula/atividade de grupo, este ano letivo já realizámosmais do dobro de atividades de grupo na horta. Três outras salas já fizeram igualmente 5 sessões de jardinagem orientada.
Nos dias 20 e 21 de março todas as salas passaram pela horta e ajudaram a criar o canteiro das aromáticas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

jardinagem : regar,cavar,limpar... Os 5 anos fazem 2 a 3 vezes por semana rega, observação limpeza; as outras salas pelo menos 5 sessões.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Torna o nosso recreio mais bonito, atrai e facilita a vida dos insetos, permite maior relação entre crianças das várias salas e pessoal, fomenta a relação escola/famílias.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.youtube.com/watch?v=jf3eFHqIgDg&t=18s; https://www.youtube.com/watch?v=VAvKQdHs0yg; https://www.youtube.com/watch?v=ztaI4tkWjvE; https://www.youtube.com/shorts/5FAtYiyvr50; https://www.facebook.com/search/photos/?q=casa%20do%20povo%20vialo