Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

204

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ajuda na plantação de produtos;
Partilha de sementes;
Ajuda nos cuidados da horta.
Sempre que surgir oportunidade será pedida a colaboração das famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As atividades realizadas na horta escolar contribuem para os alunos compreenderem o perigo na utilização de agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente; proporciona uma compreensão da necessidade da preservação do meio ambiente escolar; desenvolve a capacidade do trabalho em equipe e da cooperação; proporciona um maior contato com a natureza.
As hortas escolares são uma plataforma de aprendizagem muito útil para melhorar a educação e a nutrição infantil, ao mesmo tempo que promovem a conservação do meio ambiente e o bem-estar social, físico e mental de toda a comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta divide-se em talhões, cada um distribuído por um grupo/turma que cuidará dela ao longo do ano letivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do solo de paus, ervas daninhas e outros;
Revolvimento do solo;
Fertilização do solo;
Plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com alimentos/restos da cozinha e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação de legumes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Incerta

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São utilizados para a confeção de sopas e saladas no refeitório da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sistema gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta - Os alunos do 1.º ano, turma M, após observação e pesquisa das plantas nascidas nos viveiros, construíram um herbário fazendo, posteriormente, a apresentação às restantes turmas de 1.º ano. As crianças do pré-escolar, grupo 5, fizeram uma atividade de campo, na observação/desenho das árvores do espaço envolvente. Com as crianças do grupo 6, foram feitas sementeiras no exterior, permitindo às crianças o contacto, para além das plantas, com instrumentos próprios deste tipo de trabalho.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira da escola - Realizaram-se três mercadinhos, tendo o apoio das famílias, na disponibilidade para o envio de legumes e frutas. Ressalve-se que inicialmente era nosso objetivo a venda de produtos da nossa horta.
Os mercadinhos tiveram o envolvimento de todas as turmas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos - Embora tenhamos feito atividades que envolveram alimentos saudáveis, nomeadamente, na comemoração da Semana na Saúde, e termos estado envolvidos no Projeto Heróis da Fruta, não foi possível recorrer aos nossos produtos para a confeção de pratos. O objetivo a atingir com a nossa produção seria realizarmos uma refeição onde todos os alunos pudessem participar dela.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Inicialmente propusemo-nos dar continuidade ao projeto da horta biológica, nos moldes descritos. Iniciámos a preparação do espaço, contudo, por motivos inimputáveis à comunidade escolar, tal não foi conseguido. Tendo todas as turmas envolvidas neste projeto, quisemos transformá-lo, e do que estava projetado fazer em "grande", transformámos em algo mais pequeno, fazendo as sementeiras em espaços menores. Assim, demos oportunidade dos alunos contemplarem o crescimento das plantas, desde a sua plantação até à fase de dar fruto.

15.1. Link para a página da horta: