Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 2º ano

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio; Expressão Plástica; Português; Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

165

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

15

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Aquando da recolha dos produtos é realizado um pequeno mercadinho à porta da escola, onde as crianças têm a experiência de vender os produtos da horta da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma escala semanal para cada turma regar e fazer a manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza, mobilização, fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couve lombarda, couve roxa, couve coração, brócolos, espinafres, couve portuguesa, morangos, salsa, coentros

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

80 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda no mer

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conforme as condições meteorológicas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não, é feita a substituição das plantas doentes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: