Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há mais de cinco anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

18

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Oferta Complementar/ESA; Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

341

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

15

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam indiretamente com a doação de sementes, na realização da experiência da germinação, na dinamização dos diferentes trabalhos a realizar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto causado pela envolvência dos alunos continua a ser muito positivo e surpreendente, no sentido em que estes manifestam sempre interesse pelo conhecimento das tarefas que envolvem o cuidar de uma horta e pelo gosto em preservar o espaço escolar; o nosso recreio proporciona um agradável contacto com a Natureza e, é cada vez mais natural, as crianças e os alunos procurarem os momentos de aprender lá fora, o que possibilita experiências pedagógicas enriquecedoras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas são distribuídas por todas as turmas da escola, em cronograma semanal/mensal. Cada turma cumpre as tarefas de plantar/semear, mondar e regar, quando se verifica necessário. A colheita e distribuição é realizada pelos alunos, através da realização de um sorteio.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na limpeza e preparação do solo participam, a comunidade educativa, os alunos e professores, nomeadamente a arrancar ervas daninhas (mondar), sachar, ancinhar e fertilização do solo com cinza e borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Na nossa horta não temos muita quantidade do mesmo produto, mas temos alguma variedade, de forma a proporcionarmos o contacto com diferentes tipos de culturas aos nossos alunos. Alguns produtos ainda não estão prontos para colher, pois ainda estão a crescer! Continuaremos a acompanhar, mesmo depois do ano letivo terminar. A ETI vai colaborar e vamos continuar a trabalhar.

Assim, dos produtos cultivados, até ao momento, apenas foi possível colher:
- ramos de salsa,
- alfaces,
- ramos de alfazema,
- morangos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos na horta são distribuídos, por sorteio, pelos alunos, que levam para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas turmas, nos períodos do dia de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita através da observação direta e sempre que cada uma das turmas cumpre a sua visita à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As folhas das alfaces começaram a ficar amarelas e após adubação com cinza, verificou-se uma ligeira melhoria. A avaliação da espécie escolhia levou-nos a concluir que não foi a mais adequado para o terreno da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/malvarosaeb/horta-bio-na-escola-herb-rio-y4ewq23tevsl8qch