saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há mais de cinco anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
18
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Português, Oferta Complementar/ESA; Conhecimento do Mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos:
341
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
15
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam indiretamente com a doação de sementes, na realização da experiência da germinação, na dinamização dos diferentes trabalhos a realizar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto causado pela envolvência dos alunos continua a ser muito positivo e surpreendente, no sentido em que estes manifestam sempre interesse pelo conhecimento das tarefas que envolvem o cuidar de uma horta e pelo gosto em preservar o espaço escolar; o nosso recreio proporciona um agradável contacto com a Natureza e, é cada vez mais natural, as crianças e os alunos procurarem os momentos de aprender lá fora, o que possibilita experiências pedagógicas enriquecedoras.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta e a repartição de tarefas são distribuídas por todas as turmas da escola, em cronograma semanal/mensal. Cada turma cumpre as tarefas de plantar/semear, mondar e regar, quando se verifica necessário. A colheita e distribuição é realizada pelos alunos, através da realização de um sorteio.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na limpeza e preparação do solo participam, a comunidade educativa, os alunos e professores, nomeadamente a arrancar ervas daninhas (mondar), sachar, ancinhar e fertilização do solo com cinza e borras de café.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Na nossa horta não temos muita quantidade do mesmo produto, mas temos alguma variedade, de forma a proporcionarmos o contacto com diferentes tipos de culturas aos nossos alunos. Alguns produtos ainda não estão prontos para colher, pois ainda estão a crescer! Continuaremos a acompanhar, mesmo depois do ano letivo terminar. A ETI vai colaborar e vamos continuar a trabalhar.
Assim, dos produtos cultivados, até ao momento, apenas foi possível colher:
- ramos de salsa,
- alfaces,
- ramos de alfazema,
- morangos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos colhidos na horta são distribuídos, por sorteio, pelos alunos, que levam para casa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelas turmas, nos períodos do dia de menor calor.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita através da observação direta e sempre que cada uma das turmas cumpre a sua visita à horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As folhas das alfaces começaram a ficar amarelas e após adubação com cinza, verificou-se uma ligeira melhoria. A avaliação da espécie escolhia levou-nos a concluir que não foi a mais adequado para o terreno da horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://padlet.com/malvarosaeb/horta-bio-na-escola-herb-rio-y4ewq23tevsl8qch