Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional de Felgueiras (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Integração e Educação Física

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nada a referir.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O projeto da Horta Escolar na Escola Profissional de Felgueira, foi pensado a partir de uma preocupação de Sustentabilidade no seu sentido mais amplo, virado para a família e comunidade, para os seus estilos de vida, de desperdício e de consumos. Ou seja, combater o desperdício e a ameaça ambiental inerente aos níveis consumistas que caracterizam os estilos de vida atuais e incentivar ao aproveitamento de sobras Orgânicas que possam ser canalizadas para um Compostor escolar e daí para a fertilização da nossa horta.

A partir da identificação de uma realidade existente de produção de resíduos alimentares na escola, comum a uma qualquer comunidade educativa, pretendemos redefinir uma estratégia de Aproveitamentos de material Orgânico e criar na escola uma dinâmica de Recondução de toda esta matéria sobrante de modo a incrementar e potenciar procedimentos com vista a uma maior sustentabilidade ambiental na escola.
Sensibilização para alteração dos hábitos de consumo; aproveitamento de desperdício orgânicos dos locais de alimentação; produção biológica sustentável de produtos hortícolas; criação de hábitos de alimentação saudável; promoção da economia circular e economia de proximidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os Modos de Produção Biológica respeitando os ritmos naturais da terra e libertando-a de qualquer uso de produtos químicos, constitui a preocupação máxima desta atividade de promoção da agricultura biológica. Ao mesmo tempo que se sensibiliza a comunidade educativa, sobretudo os alunos, para um modo de produzir em sustentabilidade, pretende-se promover junto deles uma Alimentação Saudável.

A escolha e preferência dos produtos alimentares a pensar mais nos seus nutrientes e menos no seu aspeto, constitui também um ângulo de observação e implementação com vista a práticas saudáveis e sustentáveis de comprar e comer.

É a pensar em estilos de consumo futuros e em opções sustentáveis na relação com os alimentos que esta iniciativa promove um maior conhecimento e sensibilidade alimentar. É sobre o que devemos comer e como adquirir o que comemos que apresentamos este projeto.

É a pensar para hoje e para amanhã, na escola e na família, na comunidade e na sociedade de que todos fazemos parte.
Os alunos vão ser os principais intervenientes neste projeto….

Numa 1ª fase os alunos e professores de apoio vão preparar o solo, espalhar estrumes naturais do Compostor.

Numa 2ªfase são selecionadas as plantas e os terrenos a ocupar, tendo em conta aspetos como humidade e exposição solar.

Haverá uma 3ª fase para enriquecer / fertilizar o cultivo.

Numa 4º fase e presente em grande parte do processo procede-se à manutenção da horta Escolar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi a primeira atividade realizada, com limpeza das ervas com trabalho manual dos alunos, professores e funcionário. De seguida lavrou-se a terra e enriqueceu-se o solo com húmus retirado do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um recetáculo próprio (compostor) onde são colocados folhas, restos de fruta, restos de lenhas miúdas, restos de podas, serradura, relva cortada, restos de legumes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Repolho, alho francês, tronchuda, brócolos, cenoura, ervilhas, nabos, batatas, cebolo e futuramente abóbora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Será incerto, atendendo os fatores climáticos. Fazendo uma estimativa, rondará 20 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?


No sentido de contribuir de forma prática ao incentivo de uma alimentação Saudável, o projeto culmina com um aproveitamento dos produtos da horta da escola para a confeção de uma sopa que incluirá apenas produtos sem qualquer recurso sintético ou químico. Esta Sopa irá ser confecionada de forma participada pela comunidade educativa e pretende-se que seja o prato principal de uma jornada de convívio e de Sensibilização para a importância de uma Alimentação Saudável.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O sistema de rega é manual, a partir da observação do estado da horta e das suas necessidades. É feito pelo grupo definido (entre professores, alunos e funcionário).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nada a referir.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nada a referir

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como este é o primeiro ano, não temos dados para esta atividade das sopas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: