Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica 2,3 D. Dinis (Loulé)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existiu antes das obras de edificação do atual estabelecimento de ensino, neste mesmo local, e foi reiniciada no ano letivo transato.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial / Aprendizagens Substitutivas; Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta Pedagógica, para além de ser um recurso didático para várias temáticas de Ciências Naturais e/ou Fisíco-Química, nomeadamente ao nível dos parâmetros físico-químicos, dos fatores bióticos e abióticos, constitui igualmente uma oportunidade de desenvolvimento de diversas competências nos alunos que carecem de mais estímulo, motivação e de ambientes de aprendizagem mais ativos/interativos/dinâmicos e em diferentes contextos, como sucede com os alunos que usufruem de medidas adicionais no âmbito do DL 54/2018 e que frequentam assiduamente a Horta Pedagógica como componente do seu currículo, em aprendizagens substitutivas. Mantêm um registo em caderno de campo das atividades desenvolvidas neste âmbito, que se constitui também como instrumento de avaliação da sua progressão nas várias competências.
A Horta Pedagógica tornou-se um recurso de materiais didáticos para atividades experimentais/laboratoriais e de alimentos que os alunos envolvidos, promovendo o respeito pela natureza, o empreendedorismo, uma alimentação saudável e sustentável.
Está também a ser trabalhada a questão da valorização de resíduos orgânicos através da compostagem, usando por exemplo as plantas infestantes antes da produção das suas sementes e outros resíduos verdes/castanhos da manutenção da Horta e da cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A equipa de alunos em aprendizagens substitutivas na Horta realiza a maioria dos trabalhos de manutenção da Horta, havendo grupos de alunos com horário de permanência na Horta à 2ª, 3ª e 4ª feira. As restantes turmas utilizam a Horta Pedagógica como recurso sempre que se afigura útil, em regime livre e de acordo com atividades planificadas pelos docentes das várias disciplinas.
As turmas de 8º ano, nomeadamente as duas turmas que dinamizam o programa Eco-Escolas, encontram-se mais diretamente envolvidas na Horta Pedagógica, juntamente com as suas docentes de CN e FQ, havendo distribuição de canteiros elevados para este fim.
Relativamente aos docentes, estão mais diretamente envolvidas as docentes de CN, as coordenadoras Eco-Escolas e uma das docentes de Educação Especial. Ao nível do pessoal não docente, existe a colaboração de um jardineiro da escola e de um técnico administrativo, que partilham os seus conhecimentos neste âmbito.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente usando enxadas/pás/ancinhos para limpeza e mobilização do solo. A fertilização recorre à adição de composto cedido pela ALGAR e produzido via compostagem na própria Horta Pedagógica.
Estas técnicas são realizadas pelos alunos com o apoio e orientação das docentes e do pessoal não-docente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São utilizados resíduos verdes e castanhos provenientes da Horta, dos espaços verdes da escola e da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No espaço da Horta existe um canteiro em L destinado a plantas aromáticas, onde são cultivadas três variedades de menta/hortelã, cidreira, lúcia-lima, manjericão, tomilho, orégãos, salsa, coentros alecrim, alfazema e loureiro.
No primeiro canteiro elevado foi estabelecida uma plantação de crucíferas (couve bróculo, couve grelo, couve repolho, couve coração de boi, couve-flor em consociação com aromáticas para prevenção de pragas - salsa e coentros.
O canteiro elevado número dois está destinado a sementeira de cenoura, cebola, alface e rabanete, que está a ser preparada pelos alunos entre final de janeiro, fevereiro e início de março.
No canteiro número três procedeu-se à sementeira de alface, pepino e rabanete, por terem elevada procura entre os nossos aprendizes de hortelão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 3 kg de favas, 4 kg de couves diversas, 2 kg de alfaces, 1 kg de cenouras e 1 kg de rabanetes.
As cebolas e pepinos ainda estão em desenvolvimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram consumidos pelos alunos, docentes e não docentes da comunidade escolar e respetivas famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitam-se águas de lavar material de laboratório, sempre que não implica químicos perigosos. A rega é feita manualmente com recurso a regador e, quando se justifica, rega automática gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos fazem revista semanalmente às culturas, detetando pragas e procurando a sua eliminação. Procuramos promover associações de espécies vegetais com este papel preventivo e manter na proximidade da horta aves, mamíferos e e insetos benéficos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Principalmente estados larvares de insetos e afídeos. Foram combatidas recorrendo à sua captura manual e à colocação de repelentes e inseticidas naturais.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na Horta foram semanais com os alunos de educação especial (3x por semana) e pontuais com alunos de 8º ano de escolaridade e com alunos do Clube de Ciência Viva na Escola (cerca de 5-8 aulas em cada caso, ao longo do ano). Todos os alunos se mostraram bastante interessados em observar aspetos que desconheciam, desde alguns produtos hortícolas, que alguns nunca tinham provado, flores e sementes, que não conheciam, o ciclo e o ritmo de desenvolvimento da planta, desde a semente à produção e colheita, a polinização in loco, a constituição da flor e as relações bióticas "ao vivo" foram os aspetos que mais foram trabalhados em contexto letivo. Foram envolvidas cerca de 10 turmas, 5 docentes (2 em regime de permanência e os restantes em rotatividade) e 2 elementos do pessoal não docente para apoio adicional em algumas tarefas. Tendo em conta as contingências económicas e sociais da comunidade escolar, a produção da horta, embora não muito extensa, conseguiu facultar aos alunos alguns produtos frescos e de produção biológica que enriqueceram a sua alimentação. Os alunos demonstravam bastante orgulho na produção obtida com a sua intervenção e sentiam-se felizes de poder levar para casa estes produtos. O mesmo sucedeu com o pessoal não-docente e docente, que tiveram igualmente oportunidade de provar um pouco destes produtos semeados e criados na Horta Escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O desenvolvimento de competências transversais, ao nível dos conteúdos curriculares, da educação para a saúde e educação ambiental, da partilha e colaboração interpares, promovendo aprendizagens para a vida.

15.1. Link para a página da horta:

Não temos um site próprio, fazemos publicações no facebook da escola e no jornal escolar.