Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica 2,3 D. Dinis (Loulé)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A Horta Pedagógica tornou-se um recurso de materiais didáticos para atividades experimentais/laboratoriais e de alimentos que os alunos envolvidos, promovendo o respeito pela natureza, o empreendedorismo, uma alimentação saudável e sustentável.
Está também a ser trabalhada a questão da valorização de resíduos orgânicos através da compostagem, usando por exemplo as plantas infestantes antes da produção das suas sementes e outros resíduos verdes/castanhos da manutenção da Horta e da cantina.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As turmas de 8º ano, nomeadamente as duas turmas que dinamizam o programa Eco-Escolas, encontram-se mais diretamente envolvidas na Horta Pedagógica, juntamente com as suas docentes de CN e FQ, havendo distribuição de canteiros elevados para este fim.
Relativamente aos docentes, estão mais diretamente envolvidas as docentes de CN, as coordenadoras Eco-Escolas e uma das docentes de Educação Especial. Ao nível do pessoal não docente, existe a colaboração de um jardineiro da escola e de um técnico administrativo, que partilham os seus conhecimentos neste âmbito.
7. Como é feita a preparação do solo?
Estas técnicas são realizadas pelos alunos com o apoio e orientação das docentes e do pessoal não-docente.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No primeiro canteiro elevado foi estabelecida uma plantação de crucíferas (couve bróculo, couve grelo, couve repolho, couve coração de boi, couve-flor em consociação com aromáticas para prevenção de pragas - salsa e coentros.
O canteiro elevado número dois está destinado a sementeira de cenoura, cebola, alface, que está a ser preparada pelos alunos entre final de janeiro, fevereiro e início de março.
No canteiro número três prevê-se a produção de tomateiro e de pimenteiros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: