Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio; Português; Matemática; Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

53

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudam na manutenção da horta e contribuem com sementes e plantas. Sempre que solicitado um familiar vem até à escola para ajudar na horta e esclarecer algumas dúvidas quanto a procedimentos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta promove o contacto com a Natureza; interesse por uma alimentação saudável; exploração de conteúdos pedagógicos transversais a diversas áreas curriculares; trabalho em equipa, respeito e valorização do trabalho dos outros, partilha de conhecimentos. Os alunos aprendem de uma forma mais atrativa, criativa, significativa e diferente do que é aprendido dentro da sala de aula.
Contribui, em grande parte, para trazer as famílias até ao espaço escolar, leva a uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Também se incentiva as famílias para que reduzam a utilização de produtos tóxicos na produção de alimentos, trazendo benefícios para a sua saúde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas estão envolvidas, embora os alunos mais velhos (4.º ano) executem mais tarefas na horta e tenham a missão de acompanhar os alunos mais novos. Formaram-se grupos e vão à vez realizar as tarefas. Antes da ida para a horta as tarefas a realizar são organizadas e no regresso às salas fazem o registo dos trabalhos realizados no "Diário da Horta".


7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho de preparação, limpeza e manutenção da horta é realizado em equipas: Assistentes Operacionais, alunos, professoras e encarregados de educação.
No início foi realizada a limpeza, remoção de ervas daninhas e depois seguiu-se a etapa de revirar a terra, isto é, trazer o conteúdo que estava embaixo para cima e vice verso. Neste processo utilizou-se composto produzido no compostor da escola, pois melhora a qualidade do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, aparas de legumes, folhas secas, borras de café, cascas de ovos esmagadas, flores, palha e erva seca, pequenos ramos, cascas de batata, guardanapos e outros papéis não plastificados - materiais trazidos pelos alunos e professoras e o que se aproveita na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantas existentes na horta: salsa; coentros; hortelã, tomate, morangos, cenouras, alface, milho, batatas, framboeseiras, ervilhas, cebolo, alho, alho francês, couves.
Consociações: milho e feijão; cebola, alface, tomate; cenoura, ervilha, alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo dos alunos na escola ou distribuição para levarem para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uso do regador, sempre no início da manhã e lentamente. Verificação: se a terra está húmida não necessita de rega, se está seca significa que é necessário regar.
Enquanto houver é usada a água da chuva recolhida.
Também são retiradas as ervas dos canteiros, evitando que estas consumam água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização das pragas é feita sempre que os alunos se encontram na horta e se houver necessidade de intervenção são utilizados processos caseiros

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas. Foram utilizadas borras de café e uma mistura de vinagre com água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: