Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2020

2. Área aproximada da horta (m²):

menos 15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta foi uma mais valia para os nossos alunos para compreenderem as partes constituintes da planta, e quais os cuidados que devemos ter com as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi um projeto realizado com 4 salas do pré-escolar. De 15 em 15 dias cada turma ia à horta verificar o estado da mesma e realizar a sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada com a ajuda do grupo de crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta serão utilizados na nossa alimentação.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta foram realizadas ao longo do ano letivo. Compreendemos o que são plantas, quais as partes constituintes e para que servem no nosso dia a dia. Quais as vantagens e desvantagens para o nosso planeta?

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: