Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o quarto ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos que 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Tempo de Projeto, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A contribuição das famílias foi muito importante na parte da preparação do terreno. Tivemos a preciosa contribuição de um encarregado de educação, que trouxe um pequeno trator com escarificador, dando início aos trabalhos.
Tivemos também encarregados de educação a contribuir com sementes para plantar, nomeadamente de favas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conseguimos promover boas práticas ecológicas entre os nossos alunos da educação especial, que participaram na plantação de ervas aromáticas e na elaboração do espantalho.

Os nossos alunos aprenderam a valorizar os resíduos orgânicos e a importância da compostagem, como apoio à horta.

Conseguimos melhorar a manutenção dos espaços exteriores em termos de limpeza, após terem sido constituídas equipas nas turmas de 8º e 9º anos, responsáveis pela remoção de folhas secas, monitorização da horta e da compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano, decidimos ter uma turma de alunos a ficar com a responsabilidade da horta. Esta turma foi o 9ºB, por vontade manifestada pelos alunos da turma. Tivemos outras turmas a colaborar e a regar, mas foi o 9ºB quem se encarregou de fazer a constante manutenção da horta, preparando o terreno, plantando os hortícolas, apanhando as ervas, e colhendo os produtos. Tivemos a contribuição dos alunos e professores da educação especial, que plantaram em vasos as ervas aromáticas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial do solo foi feita com o auxílio de um encarregado de educação, que trouxe os seus equipamentos (trator e escarificador) para mobilizar o terreno.
A fertilização foi elaborada com recurso ao nosso composto, proveniente de três compostores instalados junto da horta, ao abrigo do projeto "Devolver à Terra".
A limpeza do terreno, remoção de ervas e folhas secas, foi realizada pelos nossos alunos, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Tempo de Projeto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A nossa Escola Básica Professor João Cónim integra o projeto "Devolver à Terra", desde o ano letivo 2020/2021, e continuou a dinamizá-lo ao longo do ano letivo de 2021/2022. Este projeto é promovido pela Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e pela Silvex - Indústria de plásticos e papéis.
Neste ano letivo foi reconstruída a nossa horta escolar, para aliar à compostagem, dois espaços que integram alunos com motivação para aprender a valorizar os resíduos orgânicos e a importância da compostagem.
Particularmente nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Tempo de Projeto, promoveram-se as boas práticas ecológicas entre os nossos alunos, nomeadamente ao nível da aprendizagem da valorização dos resíduos orgânicos (restos de comida da cantina e detritos vegetais do jardim escolar) e na sua transformação em composto de qualidade.
Fomos capazes de diminuir o desperdício na cantina escolar, com a continuação da implementação do programa Devolver à Terra. Contámos com a preciosa colaboração das funcionárias do refeitório escolar, que gentil e diariamente depositaram as cascas dos legumes nos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta, tivemos este ano letivo as seguintes culturas: favas, diferentes tipos de couves, alho francês, alfaces, beterraba, ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não contabilizámos os quilogramas, não pesámos os produtos.
Os alunos foram colhendo os produtos hortícolas em diferentes meses, consoante a altura em que já estavam prontos a ser consumidos, e entregavam no refeitório escolar, para serem confecionados.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os nossos produtos colhidos foram levados pelos nossos alunos para o refeitório escolar e lá foram confecionados.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uma turma de alunos estava a cargo de efetuar a rega da horta, sempre nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Tempo de Projeto. Também os alunos da educação especial, auxiliados pelos seus professores, efetuaram a rega quando necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os nossos alunos nunca tinham colhido ou descascado favas, o que constituiu uma atividade divertida e enriquecedora. Depois de colherem as favas e de as descascarem, foram entregar na cantina escolar, para que as funcionárias pudessem confecionar uma sopa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Tempo de Projeto da turma 9ºB foram praticamente todas lecionadas na horta e na compostagem. Conseguimos melhorar a manutenção dos espaços exteriores em termos de limpeza, com a motivação destes alunos responsáveis pela monitorização da horta e da compostagem. Contribuimos de forma positiva nas atitudes e comportamentos dos alunos em relação ao ambiente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A elaboração do croqui da horta foi realizada pelos alunos de educação especial, com medidas adicionais, no centro de apoio à aprendizagem, com a supervisão do professor de Educação Visual, João Carreira.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A participação da educação especial foi, sem dúvida, uma mais valia para estes alunos.

15.1. Link para a página da horta:

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