Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio, transversalmente com outras áreas.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

160

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

ajuda no fornecimento de sementes e preparação da terra

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

todos os alunos comeram produtos da horta, nomeadamente tomate, pimento e feijão verde

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

com a ajuda de todos, concretamente pais, professores, alunos e funcionários

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente. É limpa a terra, revolvida e posteriormente feita a sementeira / plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

materiais sobrantes do refeitório da escola e das frutas dos lanches de todos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5/6 kg de cada variedade.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

distribuição pelos alunos no refeitório

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

rega por mangueira

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

sopas na escola.
As crianças dão mais valor aquilo que produzem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/guimaraes.celagares/posts/pfbid0KUBc1o9ptZ6GVwoPek2ZUkW6Z1WuGR793RUfnhYkMrN1Ghg5yuadDSCKATXzA2ZGl