Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio Guadalupe (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar e Estudo do Meio do 1º Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todas as tarefas executadas na horta, têm a participação dos alunos. Nada se faz sem que os alunos estejam presentes e colaborem.
Tudo o que a horta nos dá é encarado como uma grande conquista e bastante apreciado por todos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas por todos os envolvidos neste projeto em função quer da sua disponibilidade (disponibilidade das turmas), quer em função das necessidades da horta (ex.maior necessidade de rega na primavera e no verão; maior necessidade de recolha de folhas secas no outono, ...).
Ainda assim existe um calendário de responsabilização para que a horta não fique sem manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

No que respeita à fertilização, apenas são utilizados fertilizantes naturais (sem recurso a químicos).
No que respeita à limpeza mais superficial do solo (recolha de folhas secas e ervas daninhas, por exemplo) são os alunos que a executam. No caso de ser necessária uma limpeza mais exaustiva, esta é realizada pelos funcionários do Colégio que participam neste projeto (ex. cortar ramos de árvores, transplantar, retirar raízes grandes do solo...).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão verde, salsa, coentros, alfaces, espinafres, framboesas, fisális, amoras.
Temos algumas espécie de flores e 3 canteiros de girassóis.
Temos ainda uma laranjeira, um limoeiro e uma amoreira

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não está a ser contabilizada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada manualmente. Esta tarefa está a cargo dos professores, auxiliares e alunos envolvidos.
Não há rigidez na obrigatoriedade desta tarefa, é feita diariamente segundo a disponibilidade de cada um. O importante é assegurar-mo-nos que é feita.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita pelos alunos e professores envolvidos, através da observação direta e posterior pesquisa em sala de aula.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de observação direta - Realizou-se 2 vezes no ano letivo com alunos de pré escolar.
A fim de desempenharem corretamente os desafios lançados no livro de atividades, os alunos deslocaram-se à horta e procederam à observação direta da situação em questão.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta - realizadas várias vezes e por várias turmas da pré-escolar .
Estas aulas foram basicamente de sensibilização para os cuidados a ter com a Natureza, não só com as culturas da horta, mas também, com as espécies animais.
Os alunos eram incentivados para a importância e necessidade de regar, mondar e cuidar das culturas e levavam estas suas aprendizagens para o seio das famílias.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Painel de embelezamento e sensibilização para uma alimentação saudável, pintado pelos alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um espaço bastante apreciado por crianças e adultos. Para além dos canteiro com as plantações, dispõe ainda de sombras agradáveis, de árvores que possibilitam os alunos superar alguns obstáculos e de um espaço onde os alunos podem descansar.
Os alunos participam com muita motivação em todas as atividades relacionadas com a horta.

15.1. Link para a página da horta:

Www.Facebook.com/colegioguadalupeonline