Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente dois metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com o envio de sementes e plantas, na altura própria.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprendem a cuidar dos produtos hortícolas que são a base da nossa alimentação. Posteriormente servem para fazer saladas e sopas na cantina da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A nossa horta é pequenina e feita em pneus. Regularmente a turma JI2 vai à horta para verificar a evolução do crescimento dos diversos produtos, são retiradas as ervas daninhas e é feita a rega. Este trabalho é feito rotativamente pelos alunos, na presença do professor da turma e da auxiliar.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano foi feita a verificação das espécies que sobreviveram do ano passado, este ano foram as couves e os morangueiros. São retiradas as ervas daninhas e mexida a terra. Depois, consoante as sementes trazidas pelos alunos, são semeadas separadamente: alface, acelgas, pepinos, tomateiros, salsa e coentros

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utilizamos as borras do café para fertilizar a terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta tem couves, morangueiros, alface, cebolo, acelgas, pepinos, tomateiros, salsa e coentros.
Já apanhámos uma alface bem grande e bonita para a salada do almoço da cantina.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como a nossa horta é pequenina, não dá grandes quantidades. É apenas para visionamento e aprendizagem sobre o seu funcionamento e todo o processo de crescimento das plantas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São utilizados no refeitório da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por todos os envolvidos regularmente e de acordo com a necessidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas e doenças é feita regularmente quando vamos proceder à rega.
Não temos tido pragas nem doenças. O ano passado encontramos caracóis mas rapidamente os conseguimos afastar sem a utilização de pesticidas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O ano passado, apanhámos duas couves grandes que serviram para fazer a sopa na cantina. Nesse dia todos os alunos, professores e auxiliares provaram essa sopa. Estava deliciosa!
Também fizemos salada com a alface.
Os morangos colhidos, foram comidos pelos alunos da turma envolvida, na sala, depois de lavadinhos!
Este ano, fizemos a limpeza da horta, tratamos das couves, dos morangueiros. Plantámos alface, semeamos salsa, coentros, acelgas e brócolos. Regámos e aguardamos que cresçam... Também colocámos a identificação das nossa plantas nos respetivos pneus.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Para que as plantas se desenvolvam é necessário regar e cuidar...
As nossas alfaces cresceram e já estão boas para comer! Apanhamos 3 alfaces...vão dar uma bela salada!

No sítio onde apanhámos as alfaces, plantámos cebolo e pepineiros. Regámos e aguardamos que cresçam.
Os nossos morangueiros estão muito bonitos, até já têm morangos a ficar vermelhinhos!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Já colhemos morangos da nossa horta...Que bons que eram! Mas, são pouquinhos. Para o ano queremos aumentar!
Na nossa horta, agora temos: salsa, coentros, couves, brócolos, acelgas, morangueiros, pepineiros, cebolo e tomateiros. O tomateiro já tem muito tomatinhos pequeninos mas, estão verdes ainda. Vamos aguardar que fiquem vermelhinhos!
Fizemos o desenhos da nossa horta!...

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta é pequenina mas muito querida por todos os alunos da turma do JI2, que dela cuidam com carinho. Todos os alunos da escola, professores e auxiliares gostam da nossa horta e protegem-na.
Todas as semanas vamos à horta, regar e verificar o crescimentos dos legumes plantados, bem como retirar as ervas daninhas. Nestas visitas à horta aprendemos sempre muito!...
Nós gostamos muito da nossa horta e queremos amplia-la para o próximo ano letivo, de forma a aumentar a produção. Os produtos que retiramos da horta são muito bons, fresquinhos e biológicos.

15.1. Link para a página da horta: