Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2021/2022

2. Área aproximada da horta (m²):

35

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais; oficina experimental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A frequência das famílias é sempre que necessário;
Preparação do terreno e explicação do que é a permacultura;
Orientação das plantas a serem semeadas;
Cedência de sementes;

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos recolhidos são entregues no refeitório e no bar da escola, para serem utilizados no fabrico de refeições.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização é semanal, o docente responsável distribui tarefas pelos alunos que trabalham na horta. Ao longo do tempo os alunos já interiorizaram o que tem de ser feito e quando tem de ser feito e normalmente já sabem quais as tarefas que lhes cabem.
Estas tarefas são de caráter rotativo.
Existe registo da rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos retiram as pedras maiores.
Com um trator e grade de bicos, foi feita a limpeza do terreno e a preparação da terra.
O solo foi adubado com estrume de cavalo.
Com a ajuda de EE foram aplicadas técnicas de permacultura.
As culturas foram sendo semeadas consoante as indicações de EE/avós e as condições climátéricas.
Semanalmente os alunos, com a ajuda de instrumentos agrícolas manuais, retiram as ervas e trabalham a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais orgânicos recolhidos (3 dias por semana) do refeitório e das áreas jardinadas pertencentes à escola, normalmente existe um a dois alunos responsáveis pela tarefa.
Foi também utilizada palha.
A compostagem é feita em três compostores cedidos pela autarquia.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espinafres; hortelã; coentros; salsa beterraba; couve; alface; courgette; abóbora; batata; pimentos; rabanetes; nabiça; erva cidreira;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couve - 8 kg
Alface - 8 kg
Nabiça - 4kg
Coentros, salsa e hortelã - 2,5 kg
Erva cidreira - 1 kg
Espinafre -2kg
Rabanete - 1,5 kg
As culturas que não foram referidas ainda não foram apanhadas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Bar e refeitório da escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem alunos responsáveis por verificar diariamente se a horta necessita de ser regada e que parte da mesma tem necessidade de mais água.
Para regar é utilizada a água das chuvas, recolhida em bidões. Quando esta se esgota tem de se utilizar água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de partos no refeitório, sopa e massadas - 2 alunos e 1 professor para colher as verduras (espinafres; couve; nabiça; ervas aromáticas); as funcionárias do refeitório para confecionar a sopa. No Bar são vendidas sandes com alface da horta.
Instruir os alunos para a importância da agricultura e da alimentação saudável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Em três aulas de ciências naturais e oficina experimental os docentes utilizaram a horta escolar para realização de uma atividade sobre a biodiversidade nos espaços exteriores da escola, afixação de comedouros para pássaros. Em matemática foi medido o terreno para a horta.
Uma turma de 26 alunos com a respetiva docente trabalharam a biodiversidade. As turmas de 2º ciclo, com uma média de 12 alunos cada e os respetivos professores utilizaram a horta para estudar conceitos de germinação, poupança de água e biodiversidade.
Partilha de experiências e conhecimentos entre os alunos e as usas familiar para práticas agrícolas sustentáveis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Visita dos alunos do pré-escolar.
Divulgação da horta escolar às idades mais baixas de nodo a incutir-lhes a necessidade de terem uma alimentação saudável, nomeadamente comendo sopa com os legumes da horta da escola.
Aula dada por um aluno aos alunos da pré sobre a necessidade se recolher água da chuva para regar a horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi importante para o convívio da comunidade escolar; para a responsabilização dos alunos nas tarefas diárias relacionadas com a manutenção de um espaço; para a criação de uma cultura de sustentabilidade; tentou incutir-se nos mais novos que podem cultivar seus próprios alimentos, gerando menos lixo e menos desperdício alimentar.

15.1. Link para a página da horta: