Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Regueira de Pontes (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, Educação para a Cidadania...

3.3. N.º de alunos envolvidos:

31

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares por vezes são solicitados para dar opinião das espécies a plantar e fornecerem algumas dessas espécies.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostram-se interessados em saber o nome das plantas, a parte que é comestível, cuidados a ter com elas e outros factos que vão surgindo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por todos, as sementeiras e cuidados com o solo. A rega é feita semanalmente pelas ecobrigadas, 2 alunos de cada turma, se o tempo estiver seco.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo das ervas daninhas, plantas secas, é cavado e depois é misturado o composto que está no compostor da escola e é mexido depois novamente e só depois se semeia ou plantam novas plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhas secas das árvores e plantas secas da escola e com restos das frutas que os alunos comem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, alface e alho francês
Tomate e repolho
Repolho e poejo
cebola e maracujá

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1kg de repolho
6 alfaces
600g de batatas
6 alhos franceses

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio pelos alunos e restante comunidade educativa
venda a familiares dos alunos

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita à segunda, quarta e sextas-feiras
Pela eco brigada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quando se rega vê-se se há pragas e retiram-se os animais, caracóis por exemplo
Usa-se produtos naturais feitos com plantas ou detergente da loiça com água.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta são muito importantes pois criam vivências das atividades que estão ligadas ao estudo dos seres vivos e da própria subsistência sem recorrer tanto aos supermercados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Limpeza da horta para plantar as espécies futuramente,

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Plantação de várias espécies

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Ao criarem os seus alimentos os alunos ficam com curiosidade para provar os alimentos ali produzidos
o que é muito importante para fazerem uma alimentação mais equilibrada e verem que as coisas não crescem nas prateleiras do supermercado.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.blogger.com/blog/post/edit/5398862567573442904/1231862715933858032