Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Amareleja (Moura)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

22 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Clube Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível, no âmbito da agricultura sustentável e ambiente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Interesse pelo trato da terra e desenvolvimento psicomotor.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com o horário escolar das disciplinas envolvidas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Recorrendo à limpeza do solo, tratamento do mesmo com substrato natural e aplicação de fertilizante natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de alimentos (cascas de vegetais e frutas), restos de cápsulas de café etc...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espinafres, Alecrim, poejo, hortelã, tomate, salsa, coentros, , alho francês, feijão verde e abobora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos alunos, uma vez por dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: Aulas de Cidadania e Desenvolvimento, uma vez por semana.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um importante foco de relacionamento entre professores e alunos. Num meio desfavorecido onde os alunos possuem pouca apetência para a escola, este projeto é uma mais valia para o envolvimento dos alunos no meio escolar. Foi notório o seu interesse e empenho nas atividades desenvolvidas, as quais lhes proporcionaram uma melhoria significativa da sua autoestima.
A melhoria dos comportamentos inoportunos em sala de aula e a fraca autoestima por parte dos alunos foram os principais objetivos do desenvolvimento do projeto da horta biológica. Consideramos que este foi alcançado com algum sucesso, bem como o espirito de camaradagem entre os alunos da turma e houve uma melhoria bastante significativa a nível comportamental. A equipa que desenvolveu o projeto considera pertinente, no próximo ano letivo, desenvolver uma horta biológica que envolva mais turmas e que seja feito um trabalho mais organizado, logo a partir do início do ano. Esperamos conseguir melhores resultados.

15.1. Link para a página da horta: