Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB nº3 da Bobadela (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

8

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Solicitação de sementes e plantas e demonstração de algumas técnicas para trabalhar a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mantêm-se atentos e preocupados com as necessidades da horta e partilham as atividades executadas com a comunidade, tentando resolver qualquer assunto com ela relacionado, e.g. solicitar sementes/ plantas para a horta, trazer ferramentas para preparar o solo, regar, etc.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em diferentes espaços e cada turma gere, sob orientação da professora titular, o seu espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi tudo feito pelas turmas, cada uma no seu espaço.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os sobrantes do refeitório e com secos do jardim.
Os sobrantes são armazenados num balde e, semanalmente, sob orientação de um adulto, três alunos de cada vez (rotativo pelas turmas) vão coloca-los no compostor e adicionam secos do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram renovadas as ervas aromáticas.

Fez-se plantação de tomateiros e alfaces.

Alface, repolho, morango
Cenoura, tomate

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram distribuídos apenas pelos alunos da escola dada a produção ter sido reduzida.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Pelas turmas, cada uma no seu espaço.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação direta.
Pelas turmas, cada uma no seu espaço.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Compostagem

Alunos + Docente
Aproveitamento de sobrantes e compostagem
Todos os alunos quiseram participar ativamente e juntavam-se à "equipa" que estava a realizar esta atividade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de uma sopa

Foram utilizados alguns legumes da horta na confeção da sopa, na sala da Educação Pré-Escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

Professora titular + alunos

As docentes deslocavam-se com as turmas à horta sempre que os conteúdos com ela estavam relacionados, tanto para introdução de temas como para consolidação de conhecimentos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É uma atividade do agrado de toda a comunidade educativa.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/view/ecoescolaseb3/a-nossa-horta/ano-letivo-2022-2023