Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Regadas (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

existe há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

seis metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio e Expressões (Educação para a Saúde)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias cedem as sementes e as plantas sempre que a escola o solicita.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A maior parte dos nossos alunos têm uma pequena horta em casa, contudo eles adoram semear, plantar e regar a sua pequena horta da escola. Aí aprendem como semear, como plantar e o cuidado que devem ter com as plantas, o quanto elas são necessárias à existência da vida humana, bem como dos outros animais. Aprendem também a diferença entre uma horta biológica, sem herbicidas, pesticidas e adubos, das hortas que veem noutros locais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada em canteiros e em vasos; as tarefas são repartidas entre as crianças e as educadoras da educação pré escolar e os alunos e professores do 1º ciclo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e a mobilização do solo foi feita com a ajuda da Junta de freguesia.A fertilização está a ser feita com estrume solicitado aos encarregados de educação e à junta de freguesia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

De forma a favorecer a conservação das características do solo e permitir um maior aproveitamento dos nutrientes os alunos e professores da EB/JI de Regadas resolveram plantar um canteiro de couves, um de batatas e semear um canteiro de feijões. Nos vasos optamos por plantar alfaces e morangueiro. Também iremos semear abóboras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como a nossa hortinha é pequena o que produzimos é para utilizar um pouco no dia a dia. A quantidade de produtos produzidos andará aproximadamente de 2 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos serão utilizados numa sopa e as alfaces em salada.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega será feita com água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita a monitorização.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa, em que os alunos participam ativamente;
Aulas na horta, já se realizaram 3 vezes durante o ano, principalmente na disciplina de estudo de meio, em educação para a saúde e e em educação para a cidadania.
Os alunos participam ativamente e com muito interesse e empenho nas aulas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de couves
Plantação de alfaces
Plantação de batatas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Semear feijões
Semear abóboras

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os nossos pimentos já estão a crescer saudáveis.

A preparar a terra da nossa hortinha com fertilizante natural.

15.1. Link para a página da horta: