Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB Vale S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe à 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

mais ou menos 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pre escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

oferta de sementes, responder a vários inquéritos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças gostam de uma maneira geral de trabalhar na horta, participam na manutenção da mesma, plantando/semeando, regando, tiram as ervas, têm cuidado para não pisar nada e quando está calor são os primeiros a falarem para ter de regar. De uma maneira geral estão cientes que a nossa horta é saudável pois não deitamos qualquer tipo de químicos logo, sabem que faz bem ao ambiente, à terra e aos seres vivos.
Os pais ficam contentes com a preocupação dos filhos e tentam ajudar em tudo aquilo que é pedido.Sempre que necessário, pedimos à Junta de freguesia para remover as ervas daninhas e mato para podermos trabalhar com algumas condições. Enquanto tivermos esta cooperação, a horta continuará a ser privilegiada no espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por semanas, há um grupo de seis crianças que fazem a manutenção da horta, assim há uma maior participação e uma maior distribuição de tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio, as crianças são que apanham as folhas caídas e as deitam no compostor. Este ano, a terra encontrava-se tão dura, que tivemos de pedir ajuda de adultos para removerem e cavarem a terra para as crianças poderem trabalhar.nela. Passada esta fase, as crianças começaram a plantar e a fertizar os pes das plantas com o que era retirado do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Essencialmente com folhas e cascas de fruta/legumes trazidas pelas crianças de casa e por nós. Também as cascas da fruta usadas na cantina vão para o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Em novembro, semeamos favas, ervilhas, couves, nabiças, salsa. Com o tempo de chuva que se fez sentir, as ervilhas este ano não apareceram. Assim tivemos, couves, as favas estão com flor, as nabiças também rebentaram. Em março, plantamos courgetes, pimentos, alface, alho francês, abóboras, girassóis. Para além destas culturas, temos alecrim, tomilho, loureiro, salsa, alfazema, hortelã oregãos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 kilos talvez

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

É distribuído pelas crianças

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para perder pouca água tentamos regar com o regador numa fase inicial, conforme os produtos da horta vão crescendo, então aí é utilizada a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momento, não têm aparecido pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Encontramos muitas minhocas, há passarinhos, borboletas e por vezes aparecem abelhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Usamos os legumes para saladas na própria escola ou sopas.As saladas são sempre bem-vindas, as sopas, algumas crianças comem se for tudo passado, outras comem com entusiasmo.
Nos concursos, quando pedimos às crianças para desenharem a horta, há um prémio para aqueles que se empenham mesmo e ficam agradados.
Relativamente às aulas na horta, é a atividade que mais adoram, dão ideias, participam com mais entusiasmo nas atividades.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

1- No dia da alimentação, as crianças usaram frutos para espetadas de fruta. As laranjas eram da laranjeira do jardim de infância.
2- Com legumes fizemos queques saudáveis
3- Cada criança era responsável por colocar os legumes na sua forma

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Trabalhos elaborados pelas crianças sobre o que a horta produz, os alimentos que constam da roda dos alimentos.
O pão que foi confecionado na sala depois de virmos da horta.
Visita ao moinho existente em S. Cosme
A apanha de castanhas na casa de uma avó.
Trabalhos realizados pelas crianças com as famílias sobre o magusto.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta tem uma vista estupenda, toda a gente que nos vem visitar comenta connosco este privilégio.
Procuramos proporcionar à criança conhecimentos fundamentais para que eles desenvolvam a sustentabilidade no Planeta Terra. Daí criarmos atividades sempre inovadoras que vão ao encontro dos interesses das crianças.

15.1. Link para a página da horta:

Jornal dos escuteiros e pagina do Agrupamento D. Maria II - chamadajuventude.364@escutismo.pt e