Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica nº 9 do Barreiro (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Temos à volta de 12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 200 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta complementar, Cidadania e desenvolvimento e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos participam com muito entusiasmo e funcionam como vigilantes da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por semana e diariamente quando é necessário regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Temos um combustor ,com a terra retirada do combustor , tremocilha e o arejamento do solo foi feito com a parceria da Câmara Municipal do Barreiro.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O combustor foi oferecido pela a autarquia e com os restos da cantina ( l desperdicios de arranjos de legumes , cascas de( batata, cenoura ...)).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas ( coentro, salsa e manjericão ) feijão e couve.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A entre 5 kg a 10kg ( incluindo cenouras , rabanetes e courgettes ).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos neste ano letivo ,é serem servidos ao almoço na sopa e na salada.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por cada grupo/turma é responsável por um talhão. Durante as interrupções letivas são as assistentes operacionais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Fazemos com as aromáticas ( alecrim e hortelã ).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Quando semeamos favas ( no início do projeto da horta ).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todos os alunos foram envolvidos na colheita dos legumes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os legumes foram colhidos e foram entregues à cozinha da escola , a qual confecionou a sopa e a salada . Os alunos comeram ao almoço . Aconteceu somente uma vez.
Esta atividade leva os alunos a consciencializarem -se para a importância de comerem alimentos saudáveis e biológicos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do 4º ano C, tiveram uma aula na horta ,o conteúdo estudo foi a área .
Mediram a área da horta, de cada talhão da horta e do pomar.
A aprendizagem fora da sala de aula promove a motivação, a criatividade, o pensamento crítico , capacidade em trabalhar em equipa e interagir com os conteúdos estudados em sala de aula.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos tomarem consciência do ciclo vida das plantas , nomeadamente crescem por sementes ( pois nunca demonstramos o crescimento por estaca) o seu desenvolvimento e os cuidados a ter. Assim, como os produtos finais que se obtém .
O respeito pelo ciclo natural da vida e ajuda que dar para o bem estar da planta( estufa ) permitindo o crescimento desta em condições atmosféricas mais adversas .

15.1. Link para a página da horta: