Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Olaia (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio , Matemática e E .Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

61

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Oferecem plantas e sementes e participam sempre quando são solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm tido uma participação bastante ativa no que diz respeito às plantações, regas, remoção de ervas daninhas, colheitas...Os produtos são oferecidos aos alunos e também são utilizados na cantina da escola uma vez que esta faz a confeção das refeições para os alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita diariamente pelos alunos de todas as turmas e pelas professoras responsáveis.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Limpeza e mobilização são feitas por funcionários da Junta de Freguesia, alunos, educadora e professora responsável e a fertilização pelas professoras.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Recolha de folhas das árvores do recreio feita pelos alunos e cascas de produtos hortícolas proveniente da cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cenouras, cebolas, pepinos, pimentos, feijão-verde, tomates, rabanetes, nabiças, courgettes, morangueiros, hortelã, salsa, cravos- túnicos…

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta vão para a cantina da escola para serem confecionados nas refeições dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelas professoras responsáveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita uma verificação diária de eventuais pragas que possam surgir com a observação direta dos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças entregavam os produtos hortícolas à cozinheira da escola e esta confecionava sopas e saladas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de uma sopa tradicional em sala de aula.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No Dia da Eco-Escola, venderam-se vasos de flores desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos sentiram sempre grande entusiasmo em desenvolver atividades dando-lhes grande prazer e conhecimento.

15.1. Link para a página da horta: