Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1 Cem Soldos (Tomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4

2. Área aproximada da horta (m²):

9m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Artes Visuais, Cidadania e Desenvolvimneto e Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Há envolvimento da família no projeto com a doação de sementes e plantas.
Também participam na doação de garrafas/garrafões de plástico, latas, tampas de plástico, rolhas ...para reutilizarmos na realização de vasos, na decoração da horta, dos espaços exteriores ou de outros trabalhos.
São convidados sempre que oportuno a falar de um tema. Este ano letivo um pai veio à escola falar de cogumelos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças/ alunos observam as variedades de sementes que existem na Natureza, o desenvolvimento e a diversidade das plantas.
Também tomam conhecimento das utilidades de cada planta e da importância de consumirem produtos biológicos.
Consumiram alguns produtos da horta como alfaces, beterraba, couves, morangos, ...
O trigo que foi semeado e serviu para o raminho da espiga e também para colocar em alguns tabuleiros da nossa festa dos Tabuleiros que se realiza este ano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A terra é preparada pelas crianças/ alunos, docentes e assistentes operacionais.
Grupos de alunos cuidam da horta regando, arrancando as ervas daninhas e colhendo alguns produtos da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em outubro a terra é preparada pelas crianças/alunos com a ajuda das docentes e das assistentes operacionais.
Depois observamos o nosso catálogo de sementes e selecionamos as sementes que queremos semear. Se optarmos por outras sementeiras pedimos aos pais.
As primeiras sementes semeadas foram milho e trigo para a nossa festa. Primeiro reutilizámos pacotes de leite escolar dos alunos e semeámos trigo e milho. Mais tarde transplantámos para a nossa horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Trigo, milho, alfaces,couves, beterraba, feijão verde, grão, ervilhas, alfaces, morangueiros e ervas aromáticas (salsa, hortelã, coentros, manjericão, cavalinha...).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1A nossa horta é de tamanho reduzido e por issi tivemos: 500g de ervilhas, 400g de favas, 8 alfaces, 3 couves, 4 beterrabas, alguns molhos de ervas aromáticas e um molho grande de espigas de trigo.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta destinam-se ao refeitório do JI/ Escola, para fazer bolos, saladas ou outras atividades.
Por vezes os alunos também levam para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água é feita num bidão que temos no recreio da escola junto à horta. A água da chuva recolhida serve para regar a horta, jardim, vasos e também para utilizar nas casas de banho, sempre que necessário.
Tudo é regado com a água do bidão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças faz-se por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Uma tartaruga (a Nikita) que é alimentada, esporadicamente, com folhas de alface.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram feitas algumas saladas, sopas e bolos na escola e no refeitório, duas vezes no ano porque a nossa horta é pequena. Os morangos deitámos também no bolo de maçã.
É importante sensibilizar os alunos para a importância de uma alimnetação saudável e para este tipo de alimentos.
Na horta observam e estudam o desenvolvimento das plantas e a sua plantação/ sementeira em determinadas épocas do ano.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Com algumas plantas da horta fizemos experiências com beterraba e com as folhas das plantas.
A beterraba cozemos e com a água da cozedura os alunos pintaram papel para decorar as suas capas dos trabalhos de Artes Visuais.
Os alunos também pintaram tecido com a água da beterraba e com as folhas das ervilhas, favas, salsa... tingiram tecido. O tecido serviu para fazer a capa de um livro de receitas.
Fez-se também experiências como por exemplo "O que derrete um coração de gelo?" em que utilizámos água da cozedura e bocadinhos da beterraba.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A construção do nosso "Cantinho das Aromáticas" com paletes que tínhamos na escola.
Os alunos pintaram, fizeram vasinhos com garrafas de plástico e decorámos.
Com a sementes do nosso catálogo e com outras que os pais ofereceram semeámos nos vasos.
Ficou muito bonito!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

À volta da nossa horta temos um "Hotel dos Insetos", há várias decorações com materiais que reutilizámos para plantar/ semear flores, suculentas, catos...
Realçar também que temos o hábtio e a preocupação de semear bolotas para depois reflorestar um terreno perto da escola. Este ano só reflorestámos porque tínhamos já carvalhos para transplantar.

15.1. Link para a página da horta:

https://mjnm54.wixsite.com/ecoeb1decemsoldos