Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Monte (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

22m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta complementar; Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez que a Escola de Monte se encontra numa zona rural, as famílias têm, na sua maioria, uma horta em casa. Na escola quisemos dar liberdade aos alunos de juntamente com professores e funcionários realizarem o trabalho necessário. Acresce, no entanto, informar que sempre que é solicitado as famílias contribuem com plantas /sementes/materiais (tintas/madeiras/palha/entre outros) de forma a melhorar o espaço da nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A parceria com a Junta de Freguesia que nos fornece todo o material necessário bem como espécies para plantar na horta.
O facto de os alunos acompanharem todo o processo desde o tratamento da terra (reabilitação da horta) em outubro passado, plantação ou sementeira em diferentes alturas, limpeza de ervas daninhas até à colheita dos diferentes alimentos e o facto de os poderem provar fornece muito conhecimento que as histórias ou os manuais por si só não contemplam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos fazem a manutenção da horta sempre com a supervisão de uma funcionária e uma professora. As turmas do Pré-escolar e do 1.º ano e 2.º ano realizaram as sementeiras e a plantação de frutos e árvores de fruto. Têm, ainda, a seu cargo a limpeza do terreno (retirar ervas daninhas) e a colheita de alguns alimentos. Já a turma de 3.º e 4.º ano tem a seu cargo o compostor, a plantação de vegetais, a rega e a decoração do espaço da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de folhas, ramos do jardim da escola, cascas de fruta (lanche dos alunos/professores/funcionários) ou restos (folhagem/raízes) dos vegetais da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho Francês; cebola; couve coração; alface; beterraba; curgete; pepino; pimento; tomate; fava; ervilha; morango.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento, aproximadamente:
2kg de alface; 2kg de curgete; 400g de pepino; 800g de favas; 500g de ervilha; 1 kg de alho francês; 1kg de beterraba; morango 500g;

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comunidade escolar

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita ao final do dia, com um regador aproveitando a água da chuva acumulada nos contentores para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma funcionária faz a verificação após a rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As favas foram atacadas pelo piolho e foi combatido com recurso ao chá de urtigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: