Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

19,3

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais/Físico.Química/Biologia/1.ºCiclo/Clube do Ambiente e Saúde

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foram solicitadas sementes e plantas aos familiares dos alunos envolvidos. Estas foram prontamente fornecidas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos demonstram grande vontade em usufruir de momentos de contacto direto com a Natureza, e nada melhor do que colocar as mãos na terra!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Embora seja uma tarefa complicada devido ao horário muito limitado (50 minutos semanais), contamos sempre com a pronta colaboração dos alunos do Clube do Ambiente e Saúde que, aproveitam os horários de intervalo para regar e cuidar um pouco da horta. Também tivemos a colaboração dos alunos do 1.º Ciclo, dos auxiliares que tratam da rega nos períodos de ausência de alunos e professores, mas, este ano, contamos também com a colaboração do Presidente da Junta de Fornelos que nos auxiliou, quer na preparação do solo, quer nas primeiras plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi realizada com o auxílio do Presidente da Junta de Fornelos. Cedeu fertilizante biológico (proveniente dos animais de criação); juntamente com os alunos retirou as ervas daninhas.
Também os alunos do Clube do Ambiente e Saúde foram, ao longo do tempo fertilizando com os resíduos provenientes da primeira etapa da Compostagem Bokashi.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Optamos, este ano letivo, dar a conhecer aos nossos alunos a técnica de compostagem Bokashi. Os resíduos são provenientes da cozinha da própria instituição aproveitando os resíduos orgânicos disponíveis. Para além desses, por vezes também alunos e professores cedem esses materiais coletados na própria residencia.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, Beterraba, alface, ervilha, morangueiros, nespereira, figueira, limoeiros, pimenteiros, couve, salsa, girassol.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 6 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha e consumo direto dos alunos (fruta).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No horário do Clube, e nos intervalos da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Retirados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

"Todos à Horta Biológica" - Os alunos que frequentaram o Colégio nos dias de férias de Páscoa foram convidados a participar nas atividades de plantação (envolvendo os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos). Aproximadamente, 40 pessoas envolvidas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

"AGRODIVERSIDADE: UM PROCESSO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL?" - Trabalho de grupo realizado pelos alunos do 11.º ano (12 alunos, 1 professora).
Os alunos foram desafiados a elaborar trabalhos de pesquisa sobre a importância de escolhermos produtos locais para consumo próprio, mas também placas para identificação das plantas na horta (criação de códigos QR, disponibilizados nas placas com os nomes vulgar e científico de cada planta e através dos quais é possível aceder a informação útil sobre cada sementeira/plantação). Adicionaram ainda um circulo verde para os alimentos produzidos localmente e vermelho para os produtos importados; verde para os produtos sazonais e vermelho para os produzidos durante todo o ano, de forma a alertar a comunidade da importância de utilizarmos produtos locais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/acrdefornelos