Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI de Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

4,35

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais trazem plantas para serem plantadas. Existe ainda uma mãe que é engenheira agrónoma e que nos ajuda nas técnicas de agricultura biológica. Estas ajudas são feitas sempre que necessitamos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam sobre estudo do meio, matemática e mesmo história, aprender sobre até o ciclo de vida das plantas, a importância da nutrição do solo e da água, e como as culturas são esperadas pelas estações do ano. Além disso, cultivar uma horta promoveu a colaboração, a responsabilidade e o trabalho em equipa, pois os alunos precisaram de trabalhar juntos para manter uma horta saudável e produtiva.
Ter acesso a alimentos frescos e saudáveis ​​pode ajudar a promover uma dieta equilibrada e nutricionalmente rica. Os alunos podem experimentar diferentes tipos de vegetais e frutas, e aprender a apreciar o sabor e a textura de alimentos frescos. Isso também pode ajudar a promover hábitos saudáveis ​​e conscientes desde cedo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está entregue a uma turma por semana, para além dos elementos do eco escolas que são os responsáveis máximos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza é feita pelos alunos com a supervisão do professor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma fica responsável por regar a semana toda e na semana seguinte roda para outra truma e assim sucessivamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Há uma mãe na escola que é engenheira agrícola e todas as semanas vai ver a horta e recomendar técnicas de agricultura biológica para as lesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi espalhado cinza de madeiras para que estas não entrassem.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas de estudo do meio foram na horta, em que os alunos tinham que regar as plantas para se aperceberem que a função da raiz era de absorção de água e sais minerais, ou seja, os alunos tentavam não regar as folhas, mas apenas a terra para a raiz absorvesse.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: