Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de infância da Castanheira (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o segundo ano

2. Área aproximada da horta (m²):

sete metros quadrados (o espaço que nos é possivel ter)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

são chamadas a colaborar com as sementes e plantas a colocar. Não é possível mais por todos trabalharem fora da localidade do JI que por sua vez também é isolado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade não tem impacto. Tem nas famílias e nas crianças que adquirem o pouquinho que é possível produzir e nas crianças pelas aprendizagens que vão desenvolvendo e dos conhecimentos que trazem também de casa e que partilham.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez por semana vamos em grupo, ver o crescimento das plantas, na altura das sementeiras e culturas fazem-se no tempo dedicado à horta. Diariamente o Eco-vigilante(da semana) vai ao compostor e verifica a necessidade de rega. Na altura das sementeiras todas as crianças participam. Algumas plantas são deixadas a criar semente que ficam a secar na estufa para guardar as sementes para o próximo ano letivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com o arrancar das ervas à mão. A fertilização iniciamos este ano com o composto retirado do compostor e que foi sendo desenvolvido no ano anterior. O solo não é o melhor mas foi o que nos foi dado no ano anterior e que agora iremos enriquecer com o composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi oferecido no ano anterior pela C. Municipal um compostor que já foi utilizado, nesse ano, para recolher cascas de fruta e restos de saladas dos almoços e folhas de outono que vão sendo colocados em camadas com solo também misturado. No tempo de chuva as crianças andaram à procura de minhocas e foram introduzidas no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves de varias qualidades, feijão, grão, ervilha, favas, alface, cenoura, cebola, morangueiro, batata doce, batata, fisalis, araçã, salsa, planta do caril, erva cidreira, tomilho, tomate.amendoim e abóbora

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade é muito pouca porque o espaço também é reduzido

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

são vendidos às famílias em pequenos cabazes ou peça individual, e cujo valor irá reverter para a compra de novas sementes e plantas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A agua recolhida da chuva em baldes grandes e uma piscina de criança em forma de tartaruga é utilizada para regar enquanto há e com a utilização de um regador, depois é com água da rede e com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Só uma vigilância para ver se há pulgões, lagartas ou caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e uma criança disse que em casa usavam cinza para afastar e foi o que foi experimentado, vamos ver ainda se resulta. e pulgão na couve, fomos à procura de joaninhas para colocar nas couves e foi construido um hotel de insetos para que depois os seus habitantes possam comer os pulgões. e ainda arrancar as folhas com mais pulgões e lavagem das restantes folhas com agua e detergente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma formação para as crianças sobre a utilização e importância do compostor.


Estiveram envolvidas as crianças(15) o pessoal docente(1) e não docente(2) e 3 elementos da autarquia. O impacto nas crianças foi positivo pois já sabem bem que produtos não devem ser colocados no compostor.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Uma atividade denominada Terrário

Estiveram envolvidas as crianças(15) o pessoal docente(1) e não docente(2)e 3 elementos da autarquia.O impacto nas crianças foi positivo pois descobriram que o solo pode ter camadas diferentes e que todos são importantes

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

construção de um hotel para insetos

Estiveram envolvidas as crianças(15) o pessoal docente(1) e não docente(2)e 3 elementos da autarquia.O impacto nas crianças foi positivo pois descobriram que alguns insetos podem ajudar a proteger a horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

o JI não tem um espaço de terra pelo que a horta pedagógica teve de ser improvisada com vasos de cimento muito grandes, a fim de se trabalhar com as crianças esta área. Não são as condições que gostaríamos, são as possíveis e com elas faremos o nosso melhor.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ji.castanheiravouga.5/