Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Educação Moral Religiosa e Católica; Projeto de Integração Curricular; Apoio Tutorial Específico e Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

161

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os EE são convidados a partilhar sementes, estrume de animais (vacas e ovelhas) e na aquisição dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promoção da agricultura biológica; Promoção do conhecimento de espécies hortícolas; Promoção de uma alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Parte do terreno irá ser dividido por plantação para ser dinamizado em PIC/ATE/EMRC pelos alunos que irão participar nas várias fases da manutenção da horta (tratamento do terreno, adubação e estrumação, sementeira e plantação, manutenção, rega, controlo de pragas e infestantes, colheita).

7. Como é feita a preparação do solo?

Fresar, deitar esterco orgânico e estrume de ovelha e depois fresar novamente e efetivar a plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor e com resíduos orgânicos do espaço envolvente e restos de comida da confeção de pratos no CAA.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, couves, alfaces, cebolas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

+- 300 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda à comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega automática e manual. Alguns bidons/garrafões que depois recolhem a água para ser aproveitada para regar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita visualmente e diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas algumas lagartas nas couves. Foram catadas manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As alfaces colhidas foram vendidas todas na escola. Mais produtos houvesse, mais se venderia. Professores, funcionários e EE.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No dia 21 de maio, realizou-se a Feira da Primavera, atividade que envolve toda a comunidade educativa, onde se venderam produtos da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Participação no Concurso Eco-Cozinheiros, tendo obtido o 2.º lugar do 2.º escalão a nível nacional, e tendo usado alguns produtos da horta. Os disponíveis nessa época do ano.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O canteiro destinado às ervas aromáticas ainda se encontra em construção.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/soniabatista3/eco-escolas-dll-nfxeqgm5at3fzoer