Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia e Geologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Principalmente durante as interrupções letivas e nas férias grandes contamos com a colaboração dos pais de alguns alunos que acompanham os seus filhos nos trabalhos de manutenção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos passaram a conhecer diferentes espécies hortícolas.
Conhecem a importância do solo e as técnicas adequadas à sua preservação: adubagem e cobertura.
Compreendem na prática os conteúdos relacionados com a produção primária bruta e processos de redução da perda de água pelas plantas.
Alguns pais têm gosto e experiências ligadas à agricultira nas aldeias de origem o que permite uma ligação entre os alunos e os seus encarregados de educação numa atividade ligada à escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A maioria das atividades decorre durante as aulas práticas de Biologioa e Geologia. Nesse caso em cada aula é feita a divisão das tarefas a realizar de acordo com o gosto e apetência dos alunos.
Algumas atividades decorrem em período pós letivo sendo que a participação dos alunos é voluntária. Tem-se verificado que há sempre disponibilidade de alguns alunos e dos seus encarregados de educação, mesmo durante o período de férias

7. Como é feita a preparação do solo?

A monda vai sendo feita ao longo do tempo.
A fertilização é feita antes da introdução das culturas usando composto produzido na estrumeira ou de compra.
Passadas 3 semanas da plantação o solo é enriquecido com o granulado próprio para o efeito.
É feita a cobertura do solo usando estilha.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem numa estrumeira anexa à horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta tem-se mantido em funcionamento contínuo desde o início. Assim foram inúmeras as culturas instaladas. Neste momento temos alfaces, pimentos, alho francês e cebolas, tomate coração de boi e tomate cherry, favas, ervilhas, feijão verde. couve portuguesa, acelgas, rúcula, courgete e várias aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não contabilizamos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São consumidos pelos alunos que aí trabalham e pelas suas famílias. Por vezes são vendidos aos professores e funcionários da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega gota a gota

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita continuamente por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram utilizados produtos biológicos para combater ácaros, lagarta da couve, e diversos fungos que atacaram os feijoeiros e as curgetes. Foi utilizado extrato de ortiga Bioflower, Tripla ação bioflower que é uma fórmula obtida a partir de extratos de diversas plantas complementados com micronutrientes essenciasi como o Boro, Fungi Bac à base de extrato de cavalinha e ainda uma solução com detergente neutro e óleo para elimonar lagartas da couve.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos da horta foram utilizados, na maioria, pelas famílias dos alunos das duas turmas envolvidas, 10A e 12A.
Por vezes foram feitas bancas de vendas à comunidade escolar, nomeadamente professores e funcionários.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fizémos também caldo verde para sopa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As aulas leccionadas na horta versaram mecanismos de transporte nas plantas para o programa de 10º ano e métodos de controlo de pragas para o progarma de 12º ano.
Foi também abordado o solo como elemnto fulcral para a produtividade primária e os cuidados a ter na sua manutençaõ e enriquecimento, como adubagem, e cobertura.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Está a ser elaborado um video, em conjunto com a disciplina de AI, que será apresentado no momento de partilha que se realizará no dia 27 de maio na Quinta do Pisão.

15.1. Link para a página da horta: