Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que entramos no Programa ECO-Escolas, este é o quinto ano consecutivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

510 m² (entre espaço de horta e pequeno pomar

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A participação das famílias é muito reduzida dada a dificuldade de conciliar horários de trabalho com o horário de abertura das instalações escolares. Esta participação passa essencialmente pela Associação de Pais que nos ajuda na doação de algumas espécies a plantar e também na doação de alguns instrumentos / equipamentos que ajudam a melhorar as condições de lavagem dos produtos colhidos, antes da sua venda na comunidade educativa.
A participação de EE foi também possível na elaboração da sopa servida durante o Science Fest.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta pedagógica tem impacto nos alunos, quando são convidados a degustar os produtos nela criados, nomeadamente as frutas: morangos, framboesas e ameixas.
A comunidade educativa aprecia os produtos que vão sendo vendidos em bancas realizadas ao longo da semana e asseguradas por alunos do 3º ciclo e ensino secundário.
Mas os maiores consumidores são os professores e os assistentes operacionais que rapidamente esgotam os produtos, uma vez que não produzimos em grandes quantidades, optando pela variedade de culturas, quer em legumes, frutas ou aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano letivo, a horta contou com a participação de 28 alunos da turma 7º T1, 5 alunos do 11º ano e 5 do 12ºano.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda das equipas da Junta de Freguesia de Loures que todos os anos limpam o terreno e ajudam a prepará-lo para as sementeiras iniciais. A manutenção é assegurada pela professora coordenadora, equipas de alunos e o funcionário que nos ajudou em alguns momentos de poda.
O terreno é fertilizado com adubo resultante da compostagem efetuada em três compostores. Vamos ter mais um no próximo ano letivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de folhas recolhidas no recinto escolar: horta e jardins; borras de café do bar dos alunos e dos professores; restos de comida devidamente selecionados a partir da recolha das sobras do refeitório à hora do almoço (recolha efetuada por alunos do 11º ano); cascas de batatas...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Juntamos alfaces com cebola roxa; tomateiros com cebolinho ou alhos.
intercalamos a plantação de couves com pimenteiros de diferentes qualidades.
As aromáticas, como o alecrim ou a alfazema, têm sido plantadas em vários pontos da horta com o objetivo de afastar insectos indesejáveis e captar os que são benéficos.
Plantamos a hortelã junto com a couve para afastar as lagartas.
Juntamos num mesmo canteiro o milho e as abóboras que se dão muito bem.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tal como já referimos, interessa-nos a variedade de produtos cultivados e não a quantidade que produzimos de cada um. Os produtos colhidos em maior quantidade são:
Ameixas e maracujás, ainda em amadurecimento: cerca de 40 quilos;
Favas: cerca de 20 kilos;
Batatas: 20 quilos
Tomate: 8 quilos
Caldo verde: 10 quilos
Ervilhas: 5 quilos
Morangos, framboesas e nêsperas: cerca de 15 quilos
Espinafres: 10 ramos de espinafres

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São vendidos na escola e este ano serviram também para criar a banca no Science Fest e Dia do ECO-Escolas, realizada no dia 26 de maio, com distribuição de sopa: abóbora com espinafres confecionada pela equipa Eco-escolas, aos visitantes da atividade noturna de observação dos astros e estrelas.
A maioria dos produtos é, por isso, vendida no seio da comunidade escolar.
Por vezes, pequenas colheitas são entregues aos alunos que as efetuam.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água da chuva é diminuta e insuficiente para assegurar as necessidades da horta existente, mesmo no período de inverno, por isso, a rega tem de ser feita com recurso a água da companhia.
A rega é efetuada duas vezes por semana, de manhã cedo, ou no final do dia para uma maior rentabilização e aproveitamento da mesma por parte das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quando surgem. Felizmente, os problemas não têm sido muitos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano, para além dos habituais caracóís e formigas, o piolho preto atacou a plantação de favas, feita tardiamente, e devido ao imenso calor que se fez sentir no mês de abril. A ajuda mais preciosa para combater este piolho veio das joaninhas que surgiram em maior número, o que nos deixou muito satisfeitos.
As joaninhas e as abelhas são um excelente sinal da preservação da biodiversidade na nossa horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade - kit "Science4You", no âmbito da articulação da Horta com o programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, este ano com o tema de ambiente e sustentabilidade.
A turma 7º T1 esteve a fazer plantação de sementes de feijão verde para monitorizar o seu desenvolvimento sob três condições: com água e luz; só com água; só com luz!
Os alunos usaram vasos biodegradáveis o que irá permitir, posteriormente, a integração das novas plantas no canteiro alargado da horta, sem problemas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observação das espécies animais e vegetais da nossa horta para criação de arte em azulejo pela turma 12º AV, em aula de Oficina de Artes.
Estes alunos criaram um painel de azulejos, inspirados nos painéis que dignificam e embelezam as paredes de vários edifícios do património lourense, como a igreja matriz de S. Julião do Tojal ou a cozinha do Palácio do Correio-Mor. Este painel irá constituir o tampo para a mesa do espaço de lazer da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Comemoração do Dia do PI, a 14 de março, com a plantação de suculentas. Pretende-se, desta forma, criar mais um espaço de embelezamento logo à entrada da horta e proporcionar a produção de diferentes plantas ornamentais para posterior comercialização. Esta atividade poderá servir para os alunos dos cursos profissionais de Gestão e Marketing desenvolverem algumas das competências necessárias para o exercício das profissões para as quais se preparam.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem conseguido sobreviver graças ao apoio da Junta de Freguesia de Loures e ao seu auto financiamento, uma vez que não lhe é atribuída qualquer verba do orçamento da escola.
Entretanto a funcionária que colaborava com a horta reformou-se e deixámos de ter esse apoio também.
Não é fácil conciliar as necessidades da horta com o horário de trabalho dos professores e turmas.

15.1. Link para a página da horta:

A nossa horta continua a não ter uma página própria. A divulgação é feita apenas no monitor colocado no átrio central da escola, na página do Agrupamento e através da página do facebook da professora coordenadora. A divulgação dos produtos faz-se por si.