Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Projeto de integração curricular.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Saída para o espaço exterior para estudo de plantas do recinto escolar.
Rega semanal da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os envolvidos repartiram-se pelas fases de preparação, sementeira e rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza inicial e utilização de terra rica em matéria orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas, de acordo com o esquema (1ª foto do conjunto final), são: oregãos, tomilho, coentros, salsa, cebolinho e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As plantas estão atualmente em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Utilização alimentar (ervas aromáticas), sendo os produtos distribuídos por alunos, docentes e pessoal não docente.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É manual e decorre semanalmente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Saída de Campo com vista ao estudo das ervas aromáticas da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Elaboração e afixação de um cartaz, junto à horta, das espécies plantadas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Padlet Eco-Escola: https://padlet.com/bjoelferreira/eco-escolas-eb-infante-d-henrique-izk27pgyltcw7ugc