Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Infantas (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

14m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio/Conhecimento do Mundo; Matemática; Língua portuguesa; Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Periodicamente em atividades/eventos pré-planeados ou a planear como: Feira de outono e da primavera; A pensar na informação e sensibilização: Promoção palestras, workshops, momentos de troca de experiências e iniciativas propostas em reuniões ou pelos educandos com convites. (Aqui pretendemos chamar os pais para participar na construção de projetos e no fornecimento de materiais e na cedência de sementes e plantas e na elaboração da horta); reuniões periódicas; eventos oficiais, como: Dia da Família, Dia da Mãe, Dia do Pai.
Normalmente a participação das famílias passa também pela ajuda nos trabalhos mais pesados da horta,
De vez em quando, solicitar-se-á os alunos e aos pais alguns produtos para o compostor da escola, como borras de café, cascas de alimentos, cascas de ovos, etc..
Por fim, quando for possível organizar-se-á um Mercadinho Bio com os produtos da horta para venda aos encarregados de educação, professores e funcionários da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O projeto simplifica o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que oferece a implementação de atividades altamente motivadoras que unem o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas assim, o respeito pela natureza e outros valores de cidadania intensificam-se e ampliam-se; as Crianças aprendem a cultivar hortaliças para consumo e a Reconhecer a existência de uma grande variedade de plantas e suas utilidades; Identificar as características de alguns vegetais; Relacionar alguns vegetais e sua utilização pelas pessoas e por outros animais; Identificar a origem de alguns alimentos; Envolver toda comunidade escolar em um trabalho coletivo; Realizar Pesquisas e experiências (teste de germinação).
Cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece;
Aumentar a produção de alimentos saudáveis, especialmente hortaliças para enriquecer o lanche ou o almoço; Estimular uma alimentação saudável; Além disso, as crianças aprendem a aproveitar as sobras orgânicas provenientes da cozinha para a produção de adubo orgânico.
Os objetivos deste projeto, que possibilitam o desenvolvimento de diferentes competências profetizadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (II) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (III) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (IV) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (V) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas participarão, uma semana por mês cada uma. São três turmas do 1º Ciclo (1 é mista) e uma do pré-escolar. Na 1ª semana do mês é o 4º ano que supervisiona a horta, na 2ª o segundo ano e assim sucessivamente até ao 1º ano. O pré- escolar participa diariamente no final do lanche levando as cascas da fruta e outros produtos que possam trazer de casa para deitarem no compostor. Todas as turmas incluindo o pré-escolar participam na manutenção da horta segundo os princípios da Agricultura Biológica e na sementeira em estufa/ou no solo, de hortícolas ( para o estudo da influência dos fatores abióticos nas plantas; proteção da biodiversidade vegetal; recolha de dados relativos ao desenvolvimento de plantas para a aprendizagem das suas Funções e Equações matemáticas como medição…); São efectuadas sementeiras (sementes biológicas) em estufa pelos alunos do pré-escolar, de acordo com a época; Todos os utilizadores contribuem com os resíduos orgânicos para a compostagem; A coordenadora do projeto Horta Escolar Bio colabora/apoia as turmas que pretendam trabalhar/ter aulas de campo na horta.
Haverá dias específicos, comemorativos em que todos os alunos participam na horta ou estipulados para evitar cruzamentos e possíveis aglomerados na área.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início de março/abril e, em virtude do solo da horta, estar bastante compacta, será necessária a sua mobilização, com recurso à cava com enxadas e ancinhos ou motocultivador para o nivelamento e limpeza dos detritos existentes (pedras, galhos, raízes,…). Provavelmente serão deixados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados ao solo como fontes de azoto e de nutrientes. A terra será analisada para efetuar o PH do solo.
Por último, construímos os talhões/canteiros e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta e nas fases seguintes será incorporada matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de Cavalo.
A fertilização é feita com recurso à compostagem. A limpeza e manutenção é feita por adultos e crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como ainda não temos compostor apropriado estamos a pensar construir um com pallets e depois será realizada através dos seguintes Materiais: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola e da sala dos professores e de casa dos alunos; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes– tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ainda não temos mas no plano está:associações de hortícolas com diferentes velocidades de crescimento, para aproveitar melhor o terreno. Outras consociações são planeadas com vista à proteção das culturas, nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares. Temos o cuidado de selecionar variedades resistentes e bem adaptadas às condições locais. Variedades regionais são mais tolerantes a pragas e doenças.
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês cebola, b) Penca, feijão e espinafre; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Ervilha-de-cheiro, pelargónio, acelga, salsa, couve-coração; f) Alho, alface, couve-portuguesa; g) Alho-francês, cebola, alface; h)Couve-flor, couve-roxa, acelga, beterraba, alho-francês, endro, alecrim, rosmaninho, erva-cidreira; i)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro, erva-cidreira; j) Abóbora, couve, alface, chagas, orégão e borragem; l) Alho-francês, penca de Chaves, alface, cebola, coentro, chagas, espinafre e morangueiro; m) Beringela, cravo-túnico, borragem e salsa.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, rosmaninho, endro, …) e flores (cravo-túnico, cosmos, papoila da Califórnia, borragem), que funcionam como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data foram produzidas variedades de alfaces e couve portuguesa a quantidade não foi muito significativa sendo toda consumida pelos alunos da escola.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos que se obtiveram foram consumidos pelos alunos da escola. Iniciamos a produção na horta no 2º semestre com culturas da época.
No futuro se houver boas colheitas serão consumidas na confeção de sopa, saladas e outros pratos na cantina da escola e lanches. Serão consumidos pelas crianças e vendidos aos Encarregados de Educação e famílias, professores e funcionários da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva será encaminhada para um depósito/reservatório.
Através da torneira instalada nesse depósito, as crianças enchem os regadores para proceder à regra, sempre que necessário. A rega é sempre feita com o reaproveitamento das águas pluviais. Também será realizada nos dias de consorte da poça que está junto à horta bio e charco pedagógico.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente os alunos fazem a inspeção de pragas e doenças regular das culturas para verificar o seu aspeto (manchas ou mordeduras); são realizadas culturas diversificadas, estabelecendo rotações; luta biológica - joaninha/pulgão; atração de auxiliares pela plantação de espécies diversificadas; manutenção dos ninhos artificiais e do hotel para insetos; colocação de comedouros e bebedouros para atração de Biodiversidade; criação de bordaduras de flores coloridas; armadilhas para Toupeira; manter a horta limpa de ervas daninhas e de lixo; são criados espaçamentos entre culturas e controlo da rega para não originar o desenvolvimento de fungos; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Abelhas de colmeias da área vizinha e borboletas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: