Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano. No entanto, durante as férias do Verão esteve sem intervenção.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português; Matemática; Estudo do Meio; Expressão Artística; Formação Cívica (interdisciplinaridade)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

59

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A família faz parte do projeto. A família participa quer por iniciativa própria quer quando é solicitada em alguma tarefa específica: ajudar a mondar a terra; aquisição/oferta de plantas e sementes; partilha e troca de saberes; escoamento da produção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Identificação e reconhecimento de mais espécies da flora e da fauna.
- Maior empatia e respeito pelo Meio Ambiente.
- Mudança de hábitos alimentares (maior consumo de salada à refeição).
- Ganho de responsabilidade (cumprir as tarefas que lhe são atribuídas na manutenção da horta).
- Aprendizagens relativas ao cultivo da terra e às fases de crescimento e desenvolvimento das plantas.
- Aprendizagens significativas, em contexto, relacionadas com a disciplina de estudo do meio (seres vivos - animais e plantas).
- Mudança de comportamentos no que diz respeito à compostagem.
- Inclusão de alunos num trabalho cooperativo e colaborativo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quinzenalmente em Assembleia de Escola, é feita uma escala semanal de trabalho por grupos, rotativamente entre turmas.
Os elementos do grupo (3/4 elementos) distribuem as tarefas entre si de acordo com o que gostam e/ou que ainda não fizeram: regar, arrancar ervas daninhas,...

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que se trata de uma horta de pequenas dimensões, a limpeza é feita manualmente e com recurso a sachos, quase diariamente (até nos intervalos e hora do almoço). A fertilização é feita com a matéria orgânica vinda do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com castanhos e com verdes (folhas secas, pequenos ramos, cascas de batata e com ervas daninhas retiradas da monda, cascas e caroços de fruta, flores).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cenouras, tomates, pimentos, espinafres, couves, alho francês, cebolas,...
Morangueiros e ervas aromáticas (hortelã, salsa, coentros, cebolinho...).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de uma dúzia de produtos por espécie ( desde janeiro já vamos na terceira replantação de algumas plantas).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Consumo interno da escola ( degustação e confeção de sopas, saladas, batidos).
- Partilha com as famílias que em troca trazem novas plantas ou sementes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O sistema de rega foi instalado recentemente. Temos rega automática (usada como segundo recurso) e fazemos aproveitamento de águas pluviais. A água da chuva é aproveitada pelas caleiras (instaladas para o efeito) e é aproveitada para um reservatório. Depois usada para regar manualmente as plantas. A rega é feita pela manhã ou ao final da tarde pelo grupo responsável da semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Esta monitorização é feita diariamente e/ou semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As couves estavam a ser "comidas" pelo caracóis. Foram plantados alhos franceses ao pé e os caracóis afastaram-se.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de saladas e sopas - uma vez por período.
Envolve todos os alunos da escola.
Houve melhorias nos seus hábitos alimentares. Alunos que recusavam a salada e/ou os legumes, agora já pedem para repetir porque são produtos da "nossa horta" e dizem que são melhores do que os que a mãe compra.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta - quase semanalmente.
Há sempre trabalho a fazer na horta e aproveitamos para trabalhar as diferentes disciplinas na horta desde a leitura de poemas ou textos; explorar a constituição das diferentes plantas; observar os animais existentes; fazer cálculos com as plantas dos canteiros (somas, multiplicações),...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Minuto Eco - Bartolomeu - pequenos vídeos sobre os mais variados temas ligados à horta e ao ambiente em que se pretende passar uma mensagem de sensibilização à comunidade educativa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todas as atividades relacionadas com a horta, desde a sua conceção, elaboração e manutenção, permitem trabalhar com e nos alunos as aprendizagens essencias contextualizadas para além de os tornar cidadãos mais conscientes e preocupados com a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade existente à nossa volta. Se todos colaborarmos ao nível da micro escala, estamos no caminho certo para a preservação do nosso Planeta, da nossa Casa. É o que procuramos fazer diariamente na nossa Escola. Somos Eco Bartolomeu... Somos Eco Escola!

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ebji.bartolomeu.1