Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- oferecem kits de sementeiras, sementes
- colaboram com os pedidos que são efetuados

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- educação do paladar: as crianças comem ou aprendem a gostar dos alimentos colhidos na horta
- confeção de receitas
- compreensão do processo de germinação das várias plantações/sementeiras efetuadas, a época de sementeira mais adequada e a época de colheitas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada "turma" é responsável pelas suas plantações/sementeiras (rega, monda, colheita)

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças colaboram nas tarefas que são realizadas.
O composto é misturado com a terra que existe na horta antes da plantação ou sementeira.
A limpeza é efetuada pelos docentes, pessoal não docente e pelas crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostor oferecido pela Câmara Municipal
As crianças depositam no compostor as cascas de fruta consumida (maçã, pêra) e acrescenta-se, por camadas, folhas que caem das árvores existentes na escola)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Atualmente, estamos a aguardar a transferência da horta para outro local da escola mais adequado- com maior número de horas de exposição solar, mais abrigado (a horta atual está localizada num lugar sombrio e ventoso). Temos vindo a improvisar hortas verticais, colher produtos que já existem na horta (salsa, hortelã, fisalis).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não determinada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São enviados para casa ou consumidos na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma responsabiliza-se pela rega do seu espaço. Sempre que possível, aproveita-se a água da chuva recolhida em contentores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Colocamos cinza nas plantações para evitar que os caracóis comam as produtos que estão plantados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis.
Colocámos cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Salada de frutas e salada de vegetais, envolvidas 95 crianças e 8 adultos. As crianças tiveram a responsabilidade de colher e lavar os alimentos e dispor tudo no tabuleiro. As famílias colaboraram com a oferta de hortaliças

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa: realizada uma vez, envolvidas 45 crianças e 4 adultos,

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta: insetos, aves, leitura de histórias, hotel de insetos

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em setembro, foi solicitado à Câmara Municipal a transferência da horta para outro local da nossa escola. Dada a não realização deste pedido, decidimos improvisar hortas pequenas que pudessem mostrar, às crianças, os diferentes processos de germinação.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/jibc1/jardim-de-inf-ncia-beatriz-costa-f8nof06q1a6mqrbg