Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância da Venda do Pinheiro (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano, com a ajuda na aquisição de sementes e colaboração sempre necessário.
A associação de Pais continua a ser nossa parceira no Conselho Eco-Escolas e no Projeto de Vermicompostagem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- maior conhecimento relativamente ao desenvolvimento das plantas/De onde vem certos alimentos;
- melhor perceção de que as plantas para se desenvolverem precisam de tempo;
- prazer por estar ao ar livre;
- aumento do respeito pelos alimentos;
- desenvolvimento/aumento da sensibilidade face aos cuidados que devemos ter para com o planeta e a importância da sua conservação

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem duas salas a dinamizar a horta e a manutenção assim como as tarefas são realizadas de acordo com os projetos implementados em cada grupo, tendo em conta o plano de sementeiras e plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita pelos grupos que se encontram a dinamizar a horta, de acordo com as culturas a implementar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Vermicompostagem e Compostagem resultante da limpeza do espaço exterior, das cascas de fruta e saladas que sobram do almoço e dos lanches.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento foi realizada a limpeza. Semeadas as batatas e transplantadas algumas árvores para o viveiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega não é apenas feita com recolha da água da chuva. Semanalmente vai se verificando da necessidade da rega. Neste momento temos o viveiro de nespereiras, os morangueiros, algumas aromáticas e semeamos recentemente as batatas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Regularmente, faz parte de uma das tarefas de manutenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: