Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existe há, aproximadamente, 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

87 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas (Pré escolar e 1.º Ciclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

126

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Existem voluntários que colaboram nas diversas atividades: divisão da horta em diversos espaços para cada turma, doação de sementes e plantas para a horta, manutenção do espaço da horta (colaborando nas sementeiras/ plantações, remoção de ervas e rega).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É uma forma de estreitar laços entre a comunidade e a escola, possibilita a alguns idosos a experiência de partilharem conhecimento e de se sentirem mais ativos, desperta a curiosidade dos alunos por provarem produtos hortícolas que habitualmente não consomem por pensarem que não gostam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável por identificar e cuidar do seu espaço da horta. No caso das turmas de pré-escolar, os alunos costumam ir todos ao mesmo tempo acompanhados por a educadora e assistente da sala e às vezes também por voluntários (encarregados de educação ou idosos que vivem perto da escola).
No caso das turmas de 1.º ciclo, os alunos vão sempre que possível, em pequenos grupos regar, apanhar ervas, plantar ou colher os produtos. Nestes momentos são acompanhados por uma das assistentes operacionais ou por voluntários (encarregados de educação ou idosos que vivem perto da escola).

7. Como é feita a preparação do solo?

No mês de Janeiro os funcionários da Junta de Freguesia procederam à limpeza da horta e revolveram o solo. Posteriormente (após a medição e divisão do espaço) deu-se início às plantações sem recurso a fertilizantes ou pesticidas).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates, alface frisada e alface lisa, favas, ervilhas, batata-doce e batata branca, couve coração e couve lombarda, cebolas, feijão verde, cebolas e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na escola a familiares e funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No dia da família, houve uma banca com venda de produtos da horta. Os alunos colheram os produtos, colaboraram na disposição e na venda dos mesmos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ao longo do ano letivo todas as turmas tiveram, em diferentes momentos, aulas na horta que envolveram a totalidade dos alunos e professores. Algumas vezes estiveram também presentes familiares ou idosos voluntários.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta pedagógica permite trabalhar diversos conteúdos programáticos e envolver a comunidade de uma forma que os alunos gostam imenso, o que é extremamente positivo. Este ano letivo, foram vários os familiares que se voluntariaram para colaborar na manutenção da horta, no entanto, por uma ou outra razão não lhes foi possível ir à escola com a frequência desejada e necessária. Esse aspeto apesar de não ter sido impeditivo da concretização de atividades na horta, não nos permitiu manter a horta tão bem cuidada como gostaríamos e idealizamos inicialmente. Ainda assim, não podemos deixar de salientar que o trabalho realizado foi produtivo, prazeroso e de aprendizagem para miúdos e graúdos.

15.1. Link para a página da horta: