Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

É feita em vasos, não temos terreno. É a horta possível!

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São as famílias que oferecem as plantas e as sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Mostramos que também é possível fazer uma horta quase sem recursos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos responsáveis de grupo, que são variáveis diariamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra e o composto é fornecido pelos pais, reaproveitamos também o de anos anteriores, não usamos fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São consumidos na escola ou as crianças levam para casa para serem consumidos em família.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não é feita

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi feita confeção de pratos saudáveis na escola com produtos da horta, 3 vezes, com 20 crianças envolvidas e 4 adultos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Gostaria mais uma vez de realçar a importância deste tipo de horta em vasos, pois qualquer família com uma pequena varanda, poderá pô-la em prática, e consumir os seus produtos livres de qualquer químico.

15.1. Link para a página da horta: